Formação de nova comunidade na diocese de Macapá

A Diocese de Macapá deu início ao processo de preparação para a fundação de novas comunidades católicas na Ocupação Nova Colina, localizada na zona urbana da capital amapaense. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a presença pastoral da Igreja junto às famílias que vivem na região, promovendo evangelização integrada a ações sociais, educativas e comunitárias.

O processo prevê uma série de etapas fundamentais para garantir que a implantação das comunidades aconteça de forma organizada, participativa e atenta à realidade local. Em 2025 visitas foram realizadas pelo Conselho Diocesano de Pastoral (CDP) e pelo próprio bispo ao território com o intuito de conhecer de perto a realidade social, cultural e espiritual da ocupação.

Neste ano e motivada pela Campanha da Fraternidade 2026, a Diocese busca fazer uma leitura ampla das necessidades da presença da Igreja na região. Durante o encontro de formação da CF 2026 no último dia 10 de janeiro uma comissão foi formada para mapear a região e iniciar as tratativas com as lideranças locais e a comunidade para a presença da Igreja.

Nesta última semana a comissão reuniu-se com o bispo diocesano Dom Antônio de Assis Ribeiro, SDB, e membros do CDP também visitaram a região para articulação com lideranças. O ponto central é a visita às famílias, que permitirá um contato direto com os moradores e favorecerá a escuta, o diálogo e a construção de vínculos. 

A partir dessas visitas, será realizado o mapeamento das comunidades a serem fundadas, com a definição de áreas específicas para cada uma, respeitando a dinâmica territorial e populacional da ocupação, processo semelhante ao realizado no bairro Parque Aeroportuário em 2025, quando foi criada a Área Missionária da Divina Misericórdia.

O planejamento inclui ainda a organização e preparação das equipes missionárias queatuarão em cada área, bem como a aquisição de terrenos destinados às futuras comunidades. Paralelamente, serão promovidas atividades socioeducativas e pastorais, reforçando o compromisso da Igreja com a promoção humana e a evangelização integral.

Para a execução das ações missionárias, estão sendo articuladas equipes envolvendo diversas frentes da ação pastoral. Entre as possíveis equipes missionárias estão a Pastoral da Catequese, o Setor Juventude, seminaristas, representantes das paróquias Nossa Senhora do Rosário e Nossa Senhora de Nazaré, diáconos, a Escola Teológica, a Pastoral da Criança e a Infância Missionária e Renovação Carismática Católica.

A iniciativa expressa o compromisso missionário da Diocese de Macapá em ir ao encontro das novas realidades urbanas, levando a presença da Igreja às periferias e contribuindo para a construção de comunidades de fé, solidariedade e esperança nas área Alencar, Nova Colina e Cajueiro.

A equipe segue agora as tratativas para a missa de abertura da Campanha da Fraternidade na região como marco inicial do processo. Os detalhes serão em breve divulgados.

Fonte: Diocese de Macapá

Compartilhe essa Notícia

Leia também