Agentes missionários do Regional Norte 2

Participam de formação em Brasília

De 19 a 30 de janeiro, um grupo de agentes missionários do Regional Norte 2 participou do ‘1º módulo da Pós-graduação em Missiologia’, uma formação de alto nível realizada em parceria entre a Faculdade de Teologia da Arquidiocese de Brasília (FATEO) e o Centro Cultural Missionário (CCM). A representação ficou por conta de Taiana Ramos, Coordenadora do Conselho Missionário Regional – COMIRE e secretaria das Santas Missões Populares – SMP, Eduardo Matos, seminarista da Arquidiocese de Belém e membro do Conselho Missionário dos Seminarristas – COMISE e padre Yerisko, SX, pároco na Paróquia Santa Rosa de Lima em Abaetetuba (PA).

O curso tem como objetivo primordial colaborar na formação de cristãos leigos, seminaristas, consagrados e ministros ordenados, com especial atenção aos membros dos conselhos missionários, Pontifícias Obras Missionárias (POM) e agentes de pastorais. A formação é vista como uma prioridade estratégica, pois visa capacitar verdadeiros ‘Discípulos Missionários’ aptos a atuar em suas realidades eclesiais.

A Voz do COMIRE e o Apoio Regional

A participação do Regional Norte 2 foi robusta. Este engajamento foi significativamente impulsionado pelo apoio de Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém e referencial para o COMIRE no Regional Norte 2, que facilitou a presença dos leigos neste importante curso.

A presença de Taiana Ramos, sublinha a importância do evento para a articulação regional. O COMIRE é o órgão responsável por articular a dimensão missionária da Igreja dentro do Regional, promovendo a formação e a cooperação missionária entre as dioceses.

A Importância da Formação Antropológica e da ‘Missio Dei

A formação intensiva em Brasília focou na consolidação de uma visão missionária integral. Taiana Ramos descreveu a experiência como “muito enriquecedora”, pois proporcionou um “aprofundamento na dimensão antropológica da missão, que nos ajuda a enxergar o ser humano em seu contexto histórico, social, cultural e político”.

Para o seminarista Eduardo Matos, o curso foi um privilégio. “Poder parar e refletir sobre ‘MISSÃO’. Missão de Deus Uno e Trino, missão da Igreja, missão nossa. Ser e não fazer/ter uma missão. Somos todos colaboradores, cooperadores da Missio Dei“.

A Pós-graduação em Missiologia, realizada em módulos intensivos, como este primeiro, oferece aos participantes uma base teórica sólida e prática, capacitando-os a serem agentes de transformação em suas comunidades. O padre Yerisko que participa do curso, leva a perspectiva do clero para a missão.

A duração do Curso de Pós Graduação em Missiologia, reconhecido pelo MEC, é de aproximadamente 1 ano e 3 meses, divididos em módulos presenciais – geralmente realizados na sede do CCM em Brasília e atividades à distância.

Fonte: Regional Norte 2 / PorVívian Marler

Compartilhe essa Notícia

Leia também