De fevereiro a abril, as celebrações presididas pelo Papa

Foto: Vatican Media
Foto: Vatican Media

A visita pastoral a cinco paróquias romanas, todos os domingos a partir de 15 de fevereiro, os Exercícios Espirituais da Quaresma no Vaticano com a Cúria Romana, os ritos pascais na Basílica de São Pedro e, na Quinta-feira Santa, na Basílica de São João de Latrão: estes são os pontos altos do calendário litúrgico na presença do Papa.

A atenção do Bispo de Roma com os fiéis de sua diocese será plenamente expressa na série de visitas pastorais de Leão XIV a cinco paróquias romanas, previstas para serem realizadas de domingo, 15 de fevereiro, a domingo, 15 de março. A presença do Papa nas áreas predominantemente periféricas da capital coincidirá com sua participação nos Exercícios Espirituais da Quaresma e nos ritos pascais, que ele presidirá na Basílica de São Pedro e, na Quinta-feira Santa, na Basílica de São João de Latrão.

As visitas às paróquias

A série de visitas às paróquias terá lugar na parte da tarde, com uma Celebração Eucarística às 17h, exceto no dia 22 de fevereiro, quando a visita à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Castro Pretorio (próximo à estação Termini), será às 9h, também com Missa.

A primeira visita será no dia 15 de fevereiro, à Paróquia de Santa Maria Regina Pacis, em Ostia Lido. Está agendada uma visita à Paróquia da Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, no bairro de Alessandrino, para o dia 1º de março, seguida de uma visita à Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação, no bairro de Torrevecchia, no dia 8 de março, e uma visita à Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Ponte Mammolo, no dia 15 de março.

Exercícios Espirituais

O início da Quaresma, em 18 de fevereiro, será marcado por uma Missa vespertina presidida pelo Papa na Basílica de Santa Sabina, no Monte Aventino, precedida pela Statioe pela procissão penitencial que partirá da Igreja de Santo Anselmo, nas proximidades. O caminho rumo à Páscoa será marcado, como de costume, pelos Exercícios Espirituais do Pontífice e da Cúria Romana, que terão lugar no Palácio Apostólico, da tarde de 22 até 27 de fevereiro.

O Tríduo Pascal

As celebrações do Tríduo Pascal terão início na Quinta-feira Santa com a Missa dos Santos Óleos (Missa Crismal) pela manhã na Basílica de São Pedro e a Missa da noite na Basílica de São João de Latrão, a “Catedral do Bispo de Roma”.

Na noite da Sexta-feira Santa, as tradicionais Estações da Cruz no Coliseu continuarão, assim como a Vigília da Noite Santa, que será realizada na Basílica de São Pedro, e a Missa do dia, Domingo de Páscoa, na Praça. Tudo será coroado, como de costume, com a Bênção “Urbi et Orbi” proferida da Loggia central da Basílica de São Pedro.

Fonte: Vatican News

Compartilhe essa Notícia

Leia também