A noite do domingo (1/2), na Catedral São José, em Macapá, foi marcada pela missa de lançamento do cartaz e da programação da Festividade de 2026 do Santo Padroeiro. O tema da festividade deste ano é “São José proteja nossas casas, abençoe nossos lares”, com o lema “Ele veio morar entre nós” (João 1,14).
A escolha foi devido a Campanha da Fraternidade 2026, que aborda a temática da moradia. “O lema é o mesmo da campanha da Fraternidade deste ano. O tema é Fraternidade e Moradia. Ele veio morar conosco. Ele está no meio de nós. A presença de Jesus que acompanha a nossa vida, a nossa caminhada de igreja”, explicou o pároco da paróquia São José, padre Fábio Pereira.
O momento foi acompanhado com muita fé e emoção pelos devotos e a comunidade, como a professora Alciane Santos, que contou que é uma graça diária ter a benção e a proteção do santo em sua família.
“Para mim, é muito importante vivenciar este momento de devoção e de fé. É um santo que, nos meus momentos de tribulações e de aflições, sempre eu peço com muita fé e eu tenho uma calma no meu coração”, disse a professora.
Quem também esteve presente foi a auxiliar administrativa Vanessa Melo e seu esposo Marcelo Brito. Ela observou a importância dos ensinamentos de fé de São José.
“São José é aquele que confiou em Deus, confiou nos planos de Deus, mesmo não entendendo. E ele nos ensina isso, essa confiança cega, paternidade e cuidado”, ressaltou Vanessa.
Este primeiro momento marcou a abertura oficial da festa, no próximo domingo, 8 de fevereiro, acontecerá o envio das imagens peregrinas de São José. As peregrinações acontecerão em paróquias, escolas, lojas e repartições públicas a partir de 9 de fevereiro.
Além disso, dentro da programação acontece o Novenário, nove dias antes da Festa do padroeiro, com orações de preparação à consagração a São José. No dia 19 de março, além da missa solene na Catedral e procissão pelas ruas da capital, ocorre a festa social.
Devoção
Padroeiro do Estado do Amapá, da capital Macapá e da Diocese, São José é descrito nos evangelhos de Lucas e Mateus. Da descendência de Davi e carpinteiro, foi esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo, por sua história se tornou exemplo de devoção e obediência a Deus. Foi declarado como patrono da Igreja Católica, em 1890 pelo Papa Pio IX, ele é visto como santo das famílias e trabalhadores.
“São José acompanha a nossa vida. Peçamos a ele a cada dia a mais que possamos crescer na virtude da fé, da esperança e da caridade. Lembremos que São José é providente, na família de Nazaré também é providente, na minha vida, na sua vida, na nossa história”, destacou padre Fábio.
Fonte: Diocese de Macapá / Por Rafaelli Marques | Redação Pascom





