Congresso Mariológico

Reflete devoção e piedade popular

Thiago Leon

A Academia Marial de Aparecida realiza, entre os dias 13 e 16 de maio, o XIX Congresso Mariológico, encontro que reúne religiosos e leigos com o objetivo de aprofundar o conhecimento em mariologia.

Neste ano, o congresso aborda um tema especialmente significativo para a caminhada cristã: “Espiritualidade Popular Mariana na Evangelização”, destacando a presença de Maria na vivência de fé do povo.

O missionário redentorista Pe. Mauro Vilela, C.Ss.R., ressalta a importância de conhecer cada vez mais Maria e de valorizar a piedade popular, prática simples e profunda que fortalece a fé dos devotos de Nossa Senhora.

“Vem aí o XIX Congresso Mariológico, que é um congresso voltado para a gente refletir, pensar e rezar com Nossa Senhora e sobre Nossa Senhora. O tema deste ano reflete Maria e a piedade popular. O Santuário de Aparecida recebe milhões de pessoas todos os anos aqui, pessoas que vêm com a sua piedade. Outros santuários marianos recebem muitas pessoas e as pessoas vão com a sua piedade. A gente precisa entender um pouquinho melhor sobre o que é a piedade popular. Refletir sobre isso e aumentar a nossa devoção a Nossa Senhora.”

Mais do que acompanhar palestras, o Congresso Mariológico é um convite à vivência. Durante os quatro dias, os participantes poderão participar de rodas de conversa, aprofundar o estudo da mariologia e, sobretudo, experimentar de maneira concreta a devoção mariana, compreendendo com mais profundidade a espiritualidade popular.

“E uma coisa importante, a gente vai refletir, vai pensar, vai fazer teologia em cima e a gente vai fazer práticas de piedade. Então, uma noite, por exemplo, nós vamos fazer grupos onde estaremos na Capela Reservada, onde tem o nicho de Nossa Senhora, e nós vamos fazer uma devoção mariana dentro da piedade popular, do jeito que nosso povo reza e vamos ter um contato com a imagem original, a imagem que foi encontrada no Rio Paraíba em 1717. Não perca uma oportunidade maravilhosa para conhecermos mais Nossa Senhora, para amarmos mais Nossa Senhora. Participe conosco.”

Fonte: Portal A12 / Escrito por Laís Silva

Compartilhe essa Notícia

Leia também