Concerto promovido pela UFPA será apresentado ao Clero de Belém e reforça a parceria entre a Arquidiocese de Belém e a Universidade Federal do Pará na valorização do patrimônio histórico e cultural paraense.
A Igreja de Nossa Senhora das Mercês receberá nesta sexta-feira, 12 de junho, às 10h, a apresentação da Sinfonia do Círio, obra musical inspirada em uma das maiores manifestações de fé do povo paraense, o Círio de Nazaré. O concerto integra a programação do encontro do Clero de Belém, que acontece na Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e no Dia Mundial de Oração pela Santificação do Clero.
O evento é promovido pela Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Escola de Música da UFPA e dos Mercedários UFPA, com apoio institucional da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (FADESP), da ENARTE e da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). A iniciativa conta ainda com o apoio da Arquidiocese de Belém e da Diretoria da Festa de Nazaré.
A apresentação reunirá mais de uma centena de músicos e cantores, envolvendo a Orquestra Sinfônica Altino Pimenta (OSAP), o Coro Comunitário da Escola de Música da UFPA e o Coro Universitário da UFPA (CORUNÍ), sob a regência da maestra Cibelle J. Donza. O programa contará ainda com a execução da obra Ave Maria, de Luiz Pardal, além da participação especial da soprano TassianeGazé e do poeta Paes Loureiro.
Com música de Luiz Pardal e texto de Paes Loureiro, ambos professores aposentados da UFPA, a Sinfonia do Círio traduz em linguagem erudita a riqueza espiritual, cultural e humana da devoção a Nossa Senhora de Nazaré. A obra apresenta quatro movimentos inspirados em momentos emblemáticos da festividade:
- 1º Movimento – Círio Fluvial;
- 2º Movimento – Círio das Crianças;
- 3º Movimento – Transladação;
- 4º Movimento – Domingo do Círio.
Mais do que uma homenagem ao Círio de Nazaré, a obra incorpora elementos dos costumes amazônicos, das expressões populares e da identidade cultural do povo paraense, valorizando a produção artística regional e ampliando sua visibilidade junto à sociedade.
Para o padre João Paulo Dantas, reitor da Igreja de Nossa Senhora das Mercês, a realização do concerto representa um momento singular de encontro entre fé, cultura, patrimônio e educação.
“Receber a Sinfonia do Círio no Complexo dos Mercedários fortalece a vocação deste espaço como lugar de preservação da memória, promoção da cultura e diálogo entre instituições que compartilham o compromisso com a valorização da identidade amazônica e do patrimônio histórico do Pará”, destaca.
O evento também simboliza um importante momento de integração entre a Universidade Federal do Pará, a Arquidiocese de Belém, o Clero do Estado do Pará e a Diretoria da Festa de Nazaré, reforçando os laços de cooperação em torno da preservação da história, da cultura e da fé do povo paraense.
Fonte: Arquidiocese de Belém



