![]() |
|||
![]() |
|||
Finalizado o ciclo de artigos sobre a Mística do Silêncio,veio ao meu coração a vontade de partilhar com você, caríssimo leitor, as igrejas e capelas que eu costumo frequentar para fazer Adoração Eucarística silenciosa (com Jesus exposto ou no Sacrário). Na lista, a seguir, inclui os dias e os horários propícios para tal. Seja bem-vindo às minhas pequenas ilhas místicas de silêncio.
1) Catedral de Belém: – aos domingos, das 06 às 6h30, na belíssima e imponente Igreja-Sé de nossa Arquidiocese reina um silêncio absoluto e uma amorosa solidão com Nosso Senhor. Às 6h30 dá-se a recitação do Santo Terço, sempre por um integrante da Liturgia ou dos Ministros da Eucaristia. Em seguida, às 7h, acontece a celebração do Santo Sacrifício da Missa. Pode haver domingo mais feliz, quando assim iniciado? A Capela do Sacrário (cujo retábulo está encimado pela imagem do Sagrado Coração de Jesus) é o meu lugarzinho de silêncio sagrado… lugar de encontro dominical amoroso com Jesus…
Durante a semana Jesus Sacramentado fica exposto para adoração silenciosa na Capela do Sacrário durante o horário da manhã, iluminado tão somente com a luz das velas que adornam o Altar. Já à tarde, a Igreja fica em total silêncio. Um tesouro espiritual.
2) Igreja de Nossa Senhora das Mercês – todos os dias, das 14h às 16h, nesse centenário templo grassa um profundo silêncio; nem parece que estamos no coração do Comércio, vizinho ao barulho característico do Ver-o-Peso. Diante do grandioso Ostensório, que expõe para nós Jesus Sacramentado, iluminado pelas velas que embelezam o Altar Mor, não se ouve nada do que acontece lá fora. Sempre às 17h, tem a Santa Missa. Quão suaves e inebriantes são esses silêncios…
3) Igreja de Nossa Senhora do Rosário – aos sábados, das 7h30 às 8h30 o templo se enche de silêncio mariano, seguido da Santa Missa (Rito Tridentino). Após o término desta, até as 11h, mais silêncio com a Mamãe do Céu. Momento propício para a oração do Santo Terço. Como é doce o silêncio altíssimo de amor que emana do Imaculado Coração da Santíssima Virgem do Rosário…
4) Igreja de Sant’Ana – na Capela do Santíssimo Sacramento, aos sábados, a partir das 9h, finalizando com a Missa, às 12h. Tudo nessa igreja é belo, uma arte sacra que eleva o espírito. A Capela fica na penumbra, iluminada apenas pelas velas que iluminam o Sacrário e por uma luz indireta. Pense em um lugar lindo…A alma sente a presença silenciosa do Sagrado…
5) Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré – a Casa da Rainha é muito visitada, por turistas, romeiros e por nós católicos desta Arquidiocese. Mesmo em meio a tanto entra-e-sai de gente, é possível ter momentos de silêncio, de segunda a sexta – das 14h às 15h, e nos sábados, após a Santa Missa das 8h30, até um pouco antes das 12h, quando acontece outra Celebração Eucarística. Adorar Jesus silenciosamente diante daquele lindo Sacrário, contemplar Nossa Senhora no Glória, rezar o Santo Terço na Capelinha do Imaculado Coração de Maria ou no Altar de Nossa Senhora das Dores; e rezar o Terço da Misericórdia e o Terço das Chagas de Jesus na Capelinha do Sagrado Coração… é TUDO… consolo para a minha pobre alma…
6) Capela do Hospital da Beneficiente Portuguesa – todos os dias e horários, a pequenina capela é um convite à oração silenciosa. Às terças e quintas, às 9h, e no domingo, às 17h, é celebrado o Santo Sacrifício da Missa (Rito Tridentino). Uma bela dádiva de silêncio orante…
7) Oratório do Fórum Cível – para a turma do meio jurídico, o espaço situado no primeiro, prédio anexo, no miolo das Varas de Família, é parada obrigatória para rezar e serenar o coração. Experiência própria.
8) Igreja de São Joãozinho – localizada no burburinho entre o Fórum Cível e o Fórum Criminal, durante toda a manhã, oferece silêncio e uma beleza sacra que edifica a alma. Muitas graças jurídicas foram por mim ali alcançadas em meio à oração.
9) Capela da Fundação Nazaré – todos os dias e horários até as 18h, a menor e a mais moderna das minhas ilhas de silêncio. Aquele impactante Sacrário, em forma de Sol, eleva o meu pobre coração à Luz Divina…
10) Capelas da Comunidade Sementes do Verbo – sim, eu disse capelas, pois lá existem três, sendo uma pequenina, destinada à Adoração Eucarística individual ou, no máximo, para duas pessoas. Todos os dias e horários é tempo de adoração silenciosa nessas capelas. De segunda a sexta tem Missa às 18h30 e aos domingos às 12h. Quão belas são aquelas capelas, decoradas com ícones de Jesus, da Santíssima Virgem e de Santos, produzidos lá mesmo em Icoaraci. Os Sacrários estão sempre ornados de flores, velas e toalhas de rendas… Quanta delicadeza daqueles santos moradores do Tabor para com o Verbo Divino!!! Lá vivo humildes, profundos e amorosos silêncios…
11) Capelinha da Residência das Irmãs Doroteias –aqui, de segunda a sábado, das 6h às 6h30, você pode viver um tempo de silêncio completo. Às 6h30 tem Missa. Quão feliz fica a minha alma ao lado do silêncio puro, humilde e elevado daquelas irmãs santinhas…
12) Tem ainda a Capelinha onde participo todos os dias do Santo Sacrifício de Nosso Senhor. Das 6h às 6h20, eu vivo o meu pequeno céu diário…jardim de rosas espirituais…
Eis minhas ilhas de silêncio. E você, caro leitor, quais as suas ilhas de silêncio prediletas? Já pensou qual o melhor horário na sua Paróquia para você se encontrar com Jesus Cristo, diária ou semanalmente? E se a vida cotidiana estiver muito corrida, sugiro a sua casa (quarto, sala, varanda, quintal…) durante a noite e, em especial, de madrugada… Ó, como são doces os silêncios da madrugada em nossos cantinhos particulares, nossos pequenos oratórios pessoais… Verdadeiras pérolas de silêncio orante.
|
|||
