DOM VICENTE JOAQUIM ZICO (in memorian)

O oitavo Arcebispo de Belém (1990-2004) nasceu na cidade mineira de Luz, no dia 27 de janeiro de 1927, quinto filho do casal Belchior Joaquim Zico e Anita Maria de Jesus. Lazarista, entrou na Congregação da Missão no dia 02 de fevereiro de 1943, fazendo profissão religiosa em 19 de março de 1945. Estudou no Seminário do Caraça, MG, e Petropolis, RJ. Foi ordenado sacerdote em 1950, a 22 de outubro, por Dom Jorge Marcos de Oliveira. Cursou o Instituto Superior de Pastoral Catequética, em Paris, França. Formou-se em Filosofia e Psicologia.Antes do episcopado, foi Professor na Escola Apostólica, Professor, Prefeito de Disciplina, Diretor Espiritual e Reitor do Seminário Maior da Prainha, em Fortaleza, Professor do Seminário de São Luiz do Maranhão e do Seminário da Congregação, em Petrópolis, Assistente Provincial e Secretário da Província Brasileira da Congregação da Missão. Era Conselheiro Geral da Congregação, em Roma, quando foi designado pelo Papa João Paulo II para Arcebispo Coadjutor de Belém, no dia 05 de dezembro de 1980.

Dom Vicente foi sagrado Bispo na Basílica de São Pedro, no dia 06 de janeiro de 1981, pelo próprio Papa. Tomou posse em Belém, na Catedral, no dia 08 de março do mesmo ano. Por 8 anos, foi o Bispo Responsável pela Dimensão Missionária da CNBB.

No dia 4 de julho de 1990 foi nomeado pelo Papa João Paulo II Arcebispo de Belém do Pará, sucedendo a Dom Alberto Ramos que renunciara ao completar 75 anos. Foi também Presidente do Regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e conselheiro da Pontifícia comissão para a América Latina.

Em 14 de dezembro de 1993 criou a FUNDAÇÃO RÁDIO NAZARÉ, atualmente denominada Fundação Nazaré de Comunicação.

Tem sua renúncia aceita no dia 13 de outubro de 2004, quando o Santo Papa João Paulo II nomeou o seu substituto, Dom Orani João Tempesta, que tomou posse no dia 8 de dezembro de 2004. Foi Arcebispo Emérito de Belém do Pará desde 13 de outubro de 2004, onde fixou residência.Faleceu no dia 4 de maio de 2015, aos 88 anos, e foi sepultano na Catedral Metropolitana de Belém aos pés de Nossa Senhora da Graça no dia 6 de maio de 2015. A Celebração de Exéquias contou com a participação de Cardeias e Bispos de diversas partes do Brasil. O momento foi de grande comoção para a Igreja da Amazônia.