Com informações do jornal O São Paulo.
Centenas de fiéis e dezenas de clérigos participam na manhã de quarta-feira, 6, da última Missa de corpo presente do Cardeal Claudio Hummes, que morreu na segunda-feira, 4, aos 87 anos de idade.
Os ritos fúnebres do Cardeal Hummes, Arcebispo Emérito de São Paulo (SP), iniciaram na Catedral da Sé na terça-feira, 5, findando na quarta-feira, 6, às 10h, na Missa de encomendação, seguida de sepultamento, na Cripta da Igreja, sede metropolitana.
Essa última Missa, da qual participou o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, foi transmitida ao vivo da Rádio 9 de julho e das TVs Canção Nova e Rede Vida, além das mídias digitais da Arquidiocese de São Paulo.
Na primeira Missa de corpo presente, o Arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer, explicou que o gesto ali celebrado era momento de agradecer a Deus pela vida da pessoa que faleceu: “Sempre vale agradecer a Deus pelo fato dessa pessoa ter estado no nosso caminho e termos estado no caminho dessa pessoa. Por conhecermos, por ela nos ter encontrado, porque ela foi um sinal de Deus para nós”.
A gratidão a Deus é o maior sentimento que fica na Arquidiocese de Belém pela vida de Dom Claudio Hummes. Nesta página, fica também a lembrança de um pastor que não media esforços para realizar a sua missão com a plena convicção de que “Cristo aponta para a Amazônia”.
O coração da Igreja no Brasil guardará também a lembrança de um país todo reunido em Belém do Pará para a partilha missionária. Em solo amazônico, na capital do Pará, dita “porta de entrada para a Amazônia”, todos do povo de Deus souberam do amor de Dom Claudio pela Igreja da terra amazônida, com sua gente, suas origens e sua fé, reunida na diversidade de dons, mas que se reconheciam “ao partir do pão”.
Dom Claudio foi presença em Belém para o XVII Congresso Eucarístico Nacional, realizado em agosto de 2016. Sua enfática participação disse da autêntica atenção aos mais necessitados.
O amor a Deus era também pelas coisas divinas. Dom Claudio, ao lado de Dom Albert, vivenciou o Círio de Nossa senhora de Nazaré em Belém do Pará em outubro de 2015.
Descanse em paz!