Área Missionária Canaã mobilizada para as peregrinações do Círio 2018

A Área Missionária Canaã, composta por seis comunidades localizadas nos bairros do Canaã e Riacho Doce, no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, está realizando as tradicionais peregrinações com imagens de Nossa Senhora de Nazaré em preparação ao Círio 2018. Os encontros de oração iniciaram no dia 10 e seguem até 28 de setembro. De acordo com a organização, os momentos têm sido oportunidade de evangelização, oração e partilha fraterna.

Rangel Lima (32), secretário arquidiocesano do movimento Terço dos Homens (MTH) e membro da comunidade Mãe e Rainha, explica que os momentos de oração ocorrem de segunda a sexta-feira e que a participação do povo de Deus está sendo proveitosa e até mesmo de diálogo com outras denominações religiosas presentes na comunidade. “Fazemos questão de reforçar que as portas de nossa comunidade estão abertas para todos. Somos todos irmãos!”, afirmou.

Segundo Edmilson Viana (62), coordenador arquidiocesano do MTH, o movimento atuou na orientação e incentivo para que os próprios moradores conduzissem as peregrinações. “Eles tomaram a frente dos encontros e estão se saindo melhor do que esperávamos”, disse.

Rangel explica: “nos reunimos, lemos o livro das peregrinações juntos, explicamos e pedimos que a coordenação da área assumisse as visitas às casas junto com os comunitários. Está sendo um sucesso!”, exclamou.

O tema do Círio deste ano – “Uma jovem chamada Maria”- traz em destaque a realidade da juventude. Sobre isso, Rangel fala da preocupação com os jovens da área, ainda distantes das programações religiosas. “A participação da juventude ainda é pouca mas, temos vários eventos agendados como uma espiritualidade que irá ocorrer em novembro”. Edmilson antecipa que estão sendo pensados projetos que atraiam e incentivem a integração dos mesmos. “Estamos buscando parcerias para oferecer cursos direcionados aos jovens da área, assim como teatro e exibição de filmes”, completou ele.

Missão

Fundada em junho deste ano, a Área Missionária Canaã é formada pelas comunidades que pertenciam à paróquia Nossa Senhora das Vitórias, localizada no bairro Almir Gabriel, em Marituba.

No início do mês de setembro foi realizada, com a presença e supervisão do Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, a primeira assembléia geral (foto acima) com as lideranças comunitárias, onde foram definidos os pontos de atuação e as diretrizes pastorais que vão nortear a comunidade, de acordo com o Plano Pastoral da Arquidiocese de Belém e com a atual realidade eclesial.

Atividades

Durante a semana, as comunidades têm a oportunidade de participar da Leitura orante da Palavra realizada, quinzenalmente, às terças-feiras a partir das 19h, com a orientação da Irmã Carmen Silva, do Instituto das Irmãs Missionárias da Santíssima Trindade. De acordo com Rangel, a religiosa se dispôs a estar presente com os comunitários a cada 15 dias para ler e meditar as passagens da Sagrada Escritura.

Todas as sextas-feiras, às 19h30, as famílias se reúnem para rezar o terço e aos domingos pela manhã, é celebrada a Santa Missa por sacerdotes das paróquias colaboradoras nesta fase de estruturação da área missionária: Paróquia Nossa Sra. do Perpétuo Socorro, São Judas Tadeu, São Raimundo Nonato e Santa Paula Frassinetti.