Cartaz do Círio 2019 é apresentado aos devotos

Foto: Larissa Cristina.

Na última quinta-feira, 30, fiéis lotaram a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré para participar da Santa Missa com a coroação da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, que estava mais próxima dos devotos, para a apresentação do cartaz do Círio 2019.

A programação ocorre por ocasião do 13º aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à Santuário Mariano. A celebração eucarística foi presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém e concelebrada pelos padres barnabitas. Ao final da Santa Missa foi realizada a coroação da imagem original e o seu retorno para o altar glória.

Em seguida todas as atenções se voltaram para a Praça Santuário, onde tudo estava pronto para a apresentação do cartaz do Círio de Nazaré 2019, que reflete o tema “Maria, Mãe da Igreja”. Para o Arcebispo de Belém o cartaz é uma expressão da preparação que queremos fazer para o Círio de Nazaré. “É uma obra de arte que foi pensada, foi rezada, foi discutida. Eu me lembro na reunião que definimos as várias propostas apresentadas para chegar a este cartaz. Foi uma oportunidade privilegiada para todos nós, porque eu vejo a seriedade, a dignidade com que essas coisas são feitas. O Círio é uma realidade fundamental sem a qual não é possível nós vivermos como belenenses e como paraenses”, explicou Dom Alberto.

O cartaz é uma criação da agência Mendes Comunicação, voluntária na produção desde 1991, com a fotografia de Tarso Sarraf. O ano de 2019 está sendo marcado pela celebração dos 300 anos de criação da Diocese de Belém do Pará e a idéia central da peça é homenagear a Igreja Mãe, Catedral Metropolitana de Belém, com a representação dos vitrais que estão em sua parte interna.

Para Oswaldo Mendes, diretor de marketing do Círio e diretor da Mendes Comunicação, a produção de um dos ícones do Círio é uma honra pessoal e profissional: “eu sou devoto de Nossa Senhora de Nazaré. Era promesseiro da corda quando fui convidado a ingressar na diretoria em 1991 e, claro, trouxe junto comigo a minha empresa, que também é devota de Nossa Senhora. E para nós é o momento máximo da empresa a criação da empresa”.

O cartaz é um dos ícones do Círio de Nazaré é tradicionalmente fixado nas portas das casas dos devotos, empresas e órgãos paraenses para homenagear a Virgem de Nazaré, além de ser instrumento de evangelização e divulgação da romaria.

O primeiro cartaz do Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi confeccionado em 1826, em Portugal. Inicialmente as peças eram produzidas à mão para impressão. Atualmente é produzido a partir de fotografias. Em 2019, a romaria será no dia 13 de outubro.

Este ano, a fotografia do cartaz foi uma produção de Tarso Sarraf, que ficou honrado em participar dessa experiência única. “É uma honra completamente, porque tua foto tá no cartaz e na porta das casas das pessoas é muito bom”, concluiu o fotógrafo.