Na manhã do domingo, 19 de agosto, será realizado mais um importante evento dentro do calendário do Círio 2018: a Manhã de Formação para os Dirigentes das Peregrinações. O evento ocorre a partir das 8h, no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia. Na ocasião, os dirigentes receberão os Livros de Peregrinações e as orientações do Padre João Paulo Dantas, Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Graça – Catedral Metropolitana, que orientou e revisou o Livro.
No primeiro semestre, a Diretoria da Festa visitou as sete Regiões Episcopais da Arquidiocese de Belém e seus respectivos vigários convidando para o encontro de formação. De acordo com Jorge Xerfan, da Diretoria de Evangelização, o encontro terá momentos de louvor e espiritualidade e contará com a presença do Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira, celebrando a missa ao final; do Presidente da Diretoria da Festa, Padre Luiz Carlos; de todos os casais que compõem a Diretoria da Festa e da Imagem Peregrina de Nossa Senhora, abençoando a todos. “Nós procuramos contribuir com a missão evangelizadora da Igreja, incluindo como uma das atividades mais necessárias, o projeto de evangelização realizado por meio do Livro de Peregrinações, o projeto Jovem Evangelizador da corda, o Círio Musical, que certamente enriquece a formação da juventude católica, e o projeto de evangelização que acontece na Praça Santuário, durante a quinzena do Círio”, considera Xerfan.
Peregrinações
As peregrinações iniciam após a celebração da Missa do Mandato, agendada para o dia 27 de agosto, às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré. Ao final da celebração, Dom Alberto Taveira irá abençoar os devotos e as imagens que irão visitar as casas e instituições até próximo do Círio. Oficialmente a Missa do Mandato marca o início das festividades do Círio de Nazaré 2018.
História – Criada em 1972 pelo padre Giovanni Incampo, a peregrinação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nos lares tem o objetivo de melhorar a preparação espiritual dos devotos para o Círio. Todos os anos, são feitos convites nas paróquias e para que os interessados se tornem dirigentes de peregrinação, basta se identificar com o trabalho e participar da formação.
|