Fotos: Priscila Pinheiro |
Com a aproximação do Círio de Nazaré, as ruas e locais da cidade se enfeitam para viver a Festa da Rainha da Amazônia. Os espelhos d’água, em frente ao edifício do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA), ganham vida com os famosos barquinhos de miriti, imitando uma procissão pelos rios.
A decoração faz parte da exposição “Canoas de Promesseiros”, inaugurada na tarde desta quinta-feira, 04, com cerca de 200 barcos e canoas produzidos totalmente em miriti. O evento faz parte da programação alusiva a festividade nazarena do TCE.
|
Os barcos de miriti em exposição remetem ao cotidiano da maioria da população que vive na região amazônica, onde quase todas as atividades são realizadas por meio dos rios. O artesanato produzido em miriti é um grande símbolo da cultura regional e muito presente no período da quadra nazarena.
A primeira “Canoas de Promesseiros”, nos espelhos d’água em frente ao prédio, foi realizada em 2010 para homenagear uma das mais bonitas tradições do Círio, a Romaria Fluvial. E desde 2017, os barquinhos receberam uma iluminação especial, produzida por estudantes e alunos do curso de Engenharia da Computação da Universidade Federal do Pará, para melhor contemplação do público durante a Trasladação e os dias do Arraial de Nazaré.
|
Serviço:
Exposição “Canoas de Promesseiros”
Período: 04 até o final da festividade do Círio de Nazaré
Local: Edifício-sede do TCE-PA, localizado na Travessa Quintino Bocaiúva, 1585.
|