Jantar em prol das obras sociais da Arquidiocese ocorreu na quarta-feira, 9

Fotos: Luiz Estumano.

Na noite desta quarta-feira, 9, foi realizada a 12ª edição do Jantar do Círio em prol das obras sociais da Arquidiocese de Belém, momento de reunião entre clientes, parceiros e funcionários do Banco da Amazônia.
Valdecir Tose, presidente do banco da Amazônia, explica o surgimento e a importância da realização do jantar. “Primeiramente há todo um vínculo. É a principal manifestação religiosa do mundo. A Virgem de Nazaré e o Círio é um patrimônio cultural da humanidade então para nós é uma representatividade muito forte e nossa sede do banco é aqui, onde está o maior número de empregados então tem uma relação também com os nossos empregados. Tudo isso começou com os empregados, os empregados fazendo de forma voluntária essa homenagem e aí a instituição abraçou o Círio como o Círio abraça a gente como Nossa Senhora como mãe abraça a gente e cuida da gente”.

O evento faz parte da campanha “Fé que inspira vidas e corações”, criada pelo Banco para contribuir com o Círio de Nazaré. Uma ação que envolve pessoas de dentro e fora do Estado.

O empresário paraense Osmar Rodrigues participa do evento e destaca a importância: “o Círio de Nazaré em primeiro lugar, ele é um dos eventos mais importantes que nós temos no Brasil, não tem nada igual. E em Belém do Pará ele mexe com nossas emoções, porque o Círio é o segundo domingo de outubro de 6h ao 12h, mas não é isso que conta, conta toda a expectativa para o Círio. Eu sinto que a nossa cidade muda as pessoas parecem que melhoram o humor, ficam mais felizes. O círio de Nazaré é isto aqui a gente faz isso com um misto de orgulho e felicidade, mas não é aquele orgulho branco é aquele orgulho de alegria”.

Parceiros, funcionários e clientes do Banco da Amazônia participaram do evento.

O processo de organização do Jantar inicia cerca de um mês antes e mobiliza várias pessoas. “Um mês atrás a gente começa a arrecadação de alimentos e medicamentos para a casa de Plácido e para a Cruz Vermelha. No ano passado nós tínhamos arrecadado 11 toneladas e esse ano nós estamos com 17 toneladas então pra nós é uma felicidade tremenda, porque desde o colaborador que levou seus 5 kg, 2kg a um grande empresário que contribuiu com 500 kg com uma tonelada. Então isso vai montando tudo isso e o bom é você verificar a participação de todos”, informa o presidente do Banco.

Para Claudio Acatauassu, diretor do Círio 2019, o encontro também é uma forma de evangelização. “Eu sempre digo o seguinte qualquer tipo de momento que seja em prol do Círio de Nazaré, qualquer reunião que se faça para se dedicar ao círio de Nazaré já está evangelizando, quer dizer o simples momento aqui que você tem o número grande de pessoas participando, de pessoas que doam uma certa importância financeira para ajudar o Círio isso também é evangelização”, finaliza Claudio.

Em 2018 o jantar arrecadou 16 mil reais, valor que foi integralmente revestido para as obras assistenciais da Arquidiocese de Belém. Para o cônego Roberto Cavalli Jr., diretor geral da Fundação Nazaré de Comunicação, o momento é de agradecimento. “É uma parceria que vem com a Igreja de Belém e o Banco da Amazônia sendo na parte social, uma vez que ajuda muito a Cáritas Metropolitana com vários projetos, por exemplo, nas ilhas com banheiros ecológicos e outros eventos e tem essa parceira com a Fundação Nazaré também. Nós temos a agradecer por este olhar, por nós, por esta missão também”, conclui o diretor geral.

Jantar em prol das obras sociais da Arquidiocese de Belém.

Segundo Kleber Vieira, diretor de captação de recursos da Fundação Nazaré de Comunicação, a reunião é um encontro de todos: “é um encontro, um encontro de fé, encontro com um parceiro, da Igreja, da Diretoria da Festa, da Arquidiocese e nosso da Fundação, grande não só na época do Círio, mas ao longo do ano”.

Casa de Plácido

Na tarde do dia 9 de outubro (quarta-feira), o Banco da Amazônia realizou a entrega dos donativos para a Casa de Plácido.

Visita da Imagem Peregrina

Ainda em clima de Círio de Nazaré, a Imagem Peregrina visitou o Banco da Amazônia, localizado na Avenida Presidente Vargas, que reuniu funcionários de seis agências da Instituição.

A Imagem foi conduzida pelo cônego Roberto Cavalli Jr., diretor geral da Fundação Nazaré de Comunicação e cura da Sé. A Santa Missa foi presidida pelo cônego Ronaldo Menezes, vigário episcopal da Região Santa Cruz.