Manhã dos Eleitos 2018 vai receber crianças de quatro instituições

Foto: Reprodução/ Facebook Basílica Santuário de Nazaré

Todos os anos, como parte da programação do Círio, a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) recebe para uma manhã festiva um grupo de pessoas que se encontra em situação de vulnerabilidade econômica ou social. Este ano o evento será no dia 06 de outubro (sábado), e vai acolher alunos de quatro instituições: a Escola Estadual Álvares de Azevedo (que trabalha com alunos deficientes visuais) e o Instituto Felippo Smaldone (que acolhe crianças e adolescentes mudos), APAE (que trabalha com crianças excepcionais) e Creche Betinho (que acolhe crianças entre três e sete anos de idade).

A programação é organizada pelas esposas dos diretores da Festa e tem como objetivo promover a interação e a socialização de pessoas que, por questões de acessibilidade, não conseguem viver de perto o Círio de Nazaré. Este ano são esperadas cerca de 150 crianças que participarão de atividades lúdicas e educativas. A programação inclui contação de histórias, barracas de lanches, momento de evangelização e encerramento com um grande almoço.

Para a esposa do Diretor Coordenador do Círio 2018, Lílian Acatauassú, a Manhã dos Eleitos é um momento ímpar para a DFN: “É um dia sem igual para nós, oportunidade para servirmos nossos irmãos e compartilharmos experiências, todos que participam deste momento sem dúvida saem renovados.”

Histórico

A programação teve início no ano de 1987, com a “Noite dos Eleitos”, e era realizada devido à grande sobra de alimentos no dia depois do Círio. Por uma questão de adaptação de espaço, visando atender um número maior de pessoas, em 2003 a Diretoria da Festa optou por fazer uma alteração na programação, transferindo-a para o período da manhã.