Foto: Luiz Estumano |
A procissão da Trasladação é precedida pela Santa Missa, que inicia às 16h30, celebrada este ano pelo Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário Geral da CNBB, Dom Leonardo Urich Steiner, no pátio do Colégio Gentil Bittencourt. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré é conduzida na berlinda e puxada pela corda, que conta com grande participação da juventude.
O cortejo segue o trajeto inverso do Círio, com cerca de 3,7 km entre o Colégio Gentil e a Catedral de Belém. Por onde passa a berlinda com a imagem peregrina da Virgem de Nazaré recebe homenagens, seja com velas acesas pelos devotos, cânticos e orações fervorosos, fogos de artifício, que iluminam a noite da cidade com um colorido especial, chuva de papel laminado e salvas de palmas.
Na chegada à Catedral, os fiéis recebem a bênção, e tem início a vigília conduzida pelo movimento do Terço dos Homens, que segue durante toda a madrugada, até o amanhecer do domingo, quando é celebrada a missa do Círio, às 5h.
Histórico
A procissão da Trasladação teve origem com o próprio Círio, em 7 de setembro de 1793, véspera da grande procissão, quando o presidente da Província, dom Francisco de Souza Coutinho, mandou buscar a imagem achada por Plácido na ermida do igarapé Murutucu, para que pernoitasse na capela do palácio do governo. Ao longo dos anos a participação dos devotos só aumentou, tornando a procissão praticamente um “Círio noturno”.
Serviço:
Trasladação, conduzindo a imagem peregrina de Nossa Sra. De Nazaré até a Catedral Metropolitana
Data: 7 de outubro de 2017
Hora: Santa Missa às 16h30, seguida da romaria
Local: pátio do Colégio Gentil Bittencourt, na avenida Magalhães Barata.
|
.: Para mais informações sobre o Círio de Nazaré, clique aqui |