Paróquias vão receber a corda do Círio para celebração especial de domingo

 

Foto: Luiz Estumano
 
"Ave Maria, Cheia de Graça"
 
 
Estamos próximo a abertura oficial do Círio 2020, momento mais que especial para Igreja de Belém, um Círio único que será acompanhado de nossas casas com muita fé. Pensando nisso, no intuito de aproximar ainda mais os devotos de Nossa Senhora, um dos principais símbolos do Círio, a corda, tradicionalmente carregada por milhares de fiéis nas procissões da Trasladação e o domingo do Círio, este ano não será dividida por estações, mas sim em partes iguais e distribuídas para as 95 paróquias da Arquidiocese, formando um grande rosário de orações e corações
 
O gesto irá simbolizar o Círio de Nossa Senhora de Nazaré em cada bairro da capital paraense e distritos, aproximando a todos da devoção mariana.  A corda será abençoada nesta sexta-feira (09), na missa de abertura oficial do Círio, presidida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. As paróquias da Arquidiocese de Belém estarão representadas pelos oito Vigários Episcopais. Também, neste mesmo dia, ocorrerá a apresentação do Manto de Nossa Senhora.
 
No dia seguinte, sábado (10), cada paróquia  vai receber uma parte da corda, para que no domingo do Círio as suas celebrações sejam com entrada solene da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré (da própria paróquia), envolto com a corda do Círio.  “Um simbolismo de unidade de todas as igrejas da Arquidiocese, uma representação de um grande rosário de orações e corações”, conta Dom Alberto. 
 
Para o dia do Círio fiéis podem pedir aos padres a dispensa das promessas, ou seja, os padres vão orientar como o devoto pode pagar a sua promessa ou dispensar a promessa deixando para cumpri-la no próximo ano. 
 
Regiões Episcopais – A Arquidiocese de Belém é composta por 95 paróquias, que englobam oito Regiões Episcopais, são elas: Coração Eucarístico de Jesus; Menino Deus; Nossa Senhora do Ó; Sant’Ana; Santa Cruz; Santa Maria Goretti; São João Batista; e São Vicente de Paulo que atendem os municípios de Belém (incluindo os distritos de outeiro, Mosqueiro, Icoaraci e as ilhas), Ananindeua, Marituba, Benevides e Santa Barbará.
 

Toda programação será transmitida ao vivo pelos Meios de Comunicação da Arquidiocese de Belém, que também são os veículos oficiais de transmissão do Círio, Rede Nazaré de Comunicação: TV Nazaré, Rádio Nazaré, Portal Nazaré e as redes sociais.  Este ano, com retransmissão da programação pela TV Círio.
 
– Rede Nazaré de Televisão (30.1)
 
Rádio Nazaré FM 91.3 MHz
 
Portal Nazaré (www.portalnazare.com.br)
 
 
YouTube
 
 
 

 


 

 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também