Procissão da Festa no domingo de encerramento da quadra nazarena, dia 27

Foto: Fabricio Coleny.
 
Dentro da programação do Círio 2019 ocorre a Procissão da Festa, a terceira mais antiga do Círio de Nazaré e a penúltima das 12 romarias no dia 27 de outubro (domingo), a partir de 8h, com saída da comunidade São Braz, localizada na passagem Tapajós (Vila Farah), na Avenida José Malcher.

A cada ano a romaria apresenta um percurso diferente e em 2019 irá sair da comunidade São Braz, situada na Passagem Tapajós, com entrada pela Avenida Gov. José Malcher, entre Castelo e 14 de abril.

Antes da procissão haverá Santa Missa presidida por Dom Bernardino Marchiò, Bispo de Caruaru (PE). Em seguida a romaria inicia e fará o seguinte percurso: Avenida José Malcher, Avenida Generalíssimo Deodoro, Avenida Nazaré até Praça Santuário, com previsão de 2h de duração.

A procissão da festa é realizada há mais de 110 anos e sempre no segundo domingo após o Círio de Nazaré. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) para este ano é que 10 mil fiéis participem desta caminhada.

História

Não se sabe precisamente quando a primeira Procissão da Festa foi realizada, mas já há alguns registros de 1881. Era realizada à tarde, até que uma chuvarada em 1953 passou-a para a parte da manhã, o que aconteceu em 1954.

Em 2000, no dia 22 de outubro, a procissão coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, Arcebispo Metropolitano de Belém na época. Por esse motivo, a Procissão saiu da Praça Santuário para a Catedral, onde foi celebrada uma missa solene no tablado armado em frente à Igreja. A Imagem da Santa foi levada no mesmo carro utilizado no Traslado para Ananindeua, cedido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Em 2001, a romaria passou por todas as comunidades que fazem parte da Paróquia de Nazaré, em um percurso total de 4,3 km.

Serviço:

Procissão da Festa
Data: 27 de outubro de 2019
Horário: 7h
Local: Comunidade São Braz
Passagem Tapajós (Vila Farah), na Avenida José Malcher, entre Castelo e 14 de abril.

 

Compartilhe essa Notícia

Leia também