Prova do Concurso de Redação do Círio de Nazaré ocorreu no dia 29

Foto: Luiz Estumano

A prova do XXV Concurso de Redação do Círio de Nazaré ocorreu no último domingo, 29, no Centro Social de Nazaré. Estudantes das redes pública e privada do Estado do Pará participaram do certame para a produção de um texto em prosa sobre o tema do Círio 2019 “Maria Mãe da Igreja”.

Este ano o concurso recebeu 140 inscrições e conta com a participação de estudantes de outros municípios do Estado como ressalta Lilian Acatauassu, da Diretoria da Festa de Nazaré: “nós convidamos as escolas públicas e particulares de Belém e de outras cidades, do interior do Pará, para fazermos a divulgação do concurso e preparamos desde agosto todo o processo de inscrição”.

O certame 2019 também apresentou um aumento de 40% no número de inscritos. “Esse ano a gente teve um aumento de 40% no número de inscritos, geralmente são 50 escolas participantes. Este ano a gente teve uma adesão maior, são 70 escolas, 37 da rede pública, 33 da rede privada. Temos também participação de outras cidades Barcarena, Benfica, Benevides, Cametá, Igarapé- Açu, Marituba, enfim, tem uma festa boa hoje aqui”, explica Lilian Acatauassu.

A prova iniciou às 9h com duração de duas horas. Os estudantes estavam preparados e  inspirados para homenagear a Virgem de Nazaré. O estudante Fernando Silva estudou referências bíblicas para auxiliar no processo de construção da redação. “Eu li bastante citações bíblicas que falam sobre Maria e pedi alguns conselhos para o padre da minha paróquia e também com os professores de redação. Uma expectativa muito grande pra poder fazer uma boa redação e homenagear a Rainha da Amazônia”, conta Fernando.

A estudante Giovanna do Carmo escolheu a ocasião do concurso para homenagear sua avó: “eu fiz mais pensando, porque eu sou bem católica então é mais pela minha vó. Ela não pode estar. Infelizmente ela faleceu então é mais por ela não muito pelo prêmio”, conclui Giovanna.

As provas serão avaliadas por uma banca formada por três professores de língua portuguesa, que selecionarão os textos vencedores.

A premiação para o primeiro colocado será um notebook. O segundo e terceiro colocados serão premiados, respectivamente, com um smartphone e um tablet. Os professores dos alunos vencedores ganham os mesmos prêmios.

O resultado dos três primeiros lugares será feito até o início do mês de outubro, em data a ser divulgada posteriormente, no site do Círio de Nazaré e na sede da Diretoria da Festa de Nazaré.