Romaria das Crianças: “Elas são o futuro da sociedade e da Igreja”, diz Dom Alberto Taveira Corrêa

Texto e Fotos: Rodrigo Silva/ Portal Nazaré
 
A Romaria das Crianças foi realizada na manhã deste domingo (15), logo após a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Irineu Roman, e diversos sacerdotes e diáconos, no altar central da Praça Santuário. Uma multidão de crianças e adultos lotou a praça para acompanhar a celebração.
 
Com balões brancos nas mãos, como em uma grande festa, os fiéis participaram da Santa Missa. O Evangelho proclamado falava exatamente de um banquete, em que muitas pessoas eram convidadas, mas poucas atendiam o convite (cf. Mateus 22, 14). 
 
O Arcebispo partiu deste versículo para reforçar a necessidade de que "independente da idade, todos aqui precisam ser como crianças, porque Jesus disse que precisamos ser assim para entrar no Reino dos Céus". E prosseguiu: “Todos aqui são convidados. Nosso Senhor convida todo mundo, e ninguém pode ficar de fora”.
 
Dom Alberto também chamou a atenção para a responsabilidade missionária de cada cristão: “Nossa missão é conduzir as outras pessoas para a festa de Deus. Crianças sejam missionárias, vocês podem mudar o mundo!”
 
Ao final da celebração, os devotos mirins percorreram as ruas do bairro de Nazaré, em uma bela demonstração de fé na Padroeira dos Paraenses. 
 
De acordo com o diretor coordenador do Círio 2017, Roberto Souza, a romaria cumpriu o planejado. “Contamos com a participação de muitos grupos das paróquias, e das guardas mirins. Hoje celebramos um trabalho realizado ao longo do ano, fruto da evangelização constante, através das visitas da imagem peregrina às escolas", declarou. 
 
Novidades
 
 
A romaria deste ano apresentou algumas novidades. A imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi conduzida em uma estrutura dourada semelhante ao antigo cibório, porém mais artístico. A ornamentação foi feita por Paulo Morelli, que utilizou rosas amarelas de várias tonalidades para compor os arranjos. A outra novidade foi a presença de algumas crianças que receberam alta do Hospital Ophir Loyola e participaram da procissão.
 
Carros
 
 
O carro que representa o milagre de dom Fuas ia logo à frente procissão, conduzido pelas guardas mirins das paróquias da Arquidiocese de Belém.
 
O grupo Cantinho São Rafael, da Basílica Santuário, conduzia a barca do anjo do Brasil, onde várias crianças representavam alguns dos títulos que Nossa Senhora recebe ao redor do mundo, seguidos dos quatro Carros dos anjos.
 
Os anjinhos e as graças alcançadas
 
 
E por falar em anjos, na Romaria das Crianças eles estão por toda parte, seja andando, no colo dos pais ou em carrinhos. Um deles era Juan Pedro. Os pais, Andreza e Pedro Santos, o levam à procissão vestido de anjo desde o ano de 2013 em agradecimento pela saúde do menino. “Tive complicações na gravidez, e pedi a Nossa Senhora para não perdê-lo, e que ele nascesse com saúde”, contou Andreza.
 
Iana Soares mora em Itaituba, oeste do Pará, e veio com a família (foto) agradecer pelo nascimento da filha. “Os médicos disseram que eu não poderia engravidar, pois tinha muitos miomas no útero. Pedi a intercessão de Nossa Senhora de Nazaré para que minha criança nascesse perfeita, e em agradecimento, eu viria todos os anos trazê-la vestida de anjo no Círio das Crianças. Graças a Deus minha filha nasceu perfeita, e por isso estamos aqui”, disse.
 
Bênção e esperança
 
 
Na chegada à Praça Santuário, por volta das 10h30, Dom Irineu Roman retirou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré do carro e a conduziu ao altar central. Dom Alberto Taveira Corrêa pediu que os pais erguessem as crianças para receber a bênção final, e falou de esperança. "Há esperança, e esta grande romaria é a prova de que Deus aposta tudo nestas crianças. Elas são o futuro da sociedade e da Igreja“, afirmou. 
 
 
Concluído o rito, os devotos formaram fila para visitar a imagem peregrina no nicho do altar central, onde ela irá permanecer até domingo (22), quando será celebrada a missa de encerramento da festa de Nazaré.
 
 
 

Compartilhe essa Notícia

Leia também