Romaria dos Corredores neste sábado, 27

Foto: Luiz Estumano

As romarias do Círio de Nazaré estão chegando ao fim. Neste sábado, 27, a Virgem de Nazaré será homenageada com a Romaria dos Corredores, uma das procissões mais recentes do calendário oficial da festa.

A procissão inicia às 05h30 da manhã, com saída da Praça Santuário, localizada na Avenida Nazaré e percorre alguns bairros da capital paraense totalizando um percurso de cerca de sete quilômetros. O trajeto será: Avenida Nazaré, Avenida Generalíssimo Deodoro, Avenida Conselheiro Furtado, Travessa Pe.Eutíquio, Praça da Bandeira, Rua João Diogo, Rua Coronel Fontoura, Rua Tomazia Perdigão, contorno pela Praça Frei Caetano Brandão, Igreja da Sé, Rua Padre Champagnat, Avenida Portugal, Avenida 16 de Novembro, Avenida Tamandaré, Rua Gama Abreu, Avenida Nazaré e Praça Santuário.

Durante o percurso, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré segue no carro berlinda, em velocidade baixa para que os corredores possam acompanhá-la. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecônomicos (DIEESE-PA), a estimativa é que cerca de três mil pessoas participem da procissão.
No final da Romaria, na Praça Santuário, Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, dará benção com Imagem Peregrina.

A Romaria é aberta ao público e não é necessário realizar inscrição. De acordo com a Diretoria da Festa, a procissão não possui caráter competitivo.

Histórico

A Romaria dos Corredores está entre as mais novas procissões do calendário oficial do Círio de Nazaré. A iniciativa partiu de uma comitiva de corredores de rua de Belém, que encaminhou o pedido a Arquidiocese de Belém e a Diretoria da Festa de Nazaré. E em 2014, o pedido foi aprovado.

Serviço:
Romaria dos Corredores