Subida da Imagem ao Glória e Recírio encerram a Festividade de Nazaré

Texto e foto: Rodrigo Silva

Após 15 dias de intensa programação religiosa, a festividade nazarena chega ao fim na manhã desta segunda-feira, 23, com as últimas celebrações da quinzena. A partir das 5h30 os fiéis se reúnem na Basílica Santuário para a cerimônia da Subida da Imagem ao Glória. Às 6h, na Praça Santuário, tem início a missa que antecede a procissão do Recírio.

Após a oração do terço, que se inicia às 5h na Basílica Santuário, a Diretoria da Festa reconduz a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré encontrada por Plácido de Souza no ano de 1700 ao Glória do altar-mor, onde permanece durante o ano. A cerimônia é simples, porém marcada pela emoção e pela grande quantidade de fiéis que lotam o templo desde as primeiras horas da manhã.

Às 6h, na Praça Santuário, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, irá presidir a Missa do Recírio, última das 12 romarias em honra da padroeira dos paraenses. O percurso da procissão é bem curto, cerca de 700 metros, entre a Praça Santuário e o Colégio Gentil Bittencourt.

A Imagem peregrina da Virgem de Nazaré será colocada em um andor simples conduzido pelos membros da Diretoria da Festa. A decoração será feita por Simone Cosme.

História

Segundo dados do DIEESE/PA, as origens da  procissão do Recírio remontam ao século XIX , mais precisamente ao ano de 1859. A tradição também está ligada ao fato de a romaria devolver a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que pertencia às irmãs do Colégio Gentil, utilizada nas procissões do Círio entre os anos de 1920 e 1968, substituída depois pela imagem peregrina que conhecemos atualmente.

Serviço:

Subida da Imagem