Dia do Mandato dá início ao Círio 2023

Envio de dirigentes das peregrinações do Círio na Basílica de Nazaré – FOTO: ícaro farias / Ascom Basílica Santuário de Nazaré

Está oficialmente aberta a Festa Nazarena! Os Padres Barnabitas, que administram a Casa da Rainha da Amazônia celebraram, dia 21, as Missas do Dia do Mandato na Basílica Santuário de Nazaré.

Desde 2020, por conta da pandemia da covid-19, os Padres Barnabitas, preocupados com o bem estar dos filhos de Maria, optaram por transformar a “Missa do Mandato” em “Dia do Mandato”. Dessa forma, todas as quatro celebrações do dia contaram com a benção e envio das imagens.
A partir das cerimônias, iniciam as peregrinações das imagens de Nossa Senhora de Nazaré nos lares paraenses. Essa tradição tem como objetivo fazer a preparação espiritual dos devotos para o Círio de Nazaré. Durante as Missas, foram abençoadas as imagens da Virgem de Nazaré que percorrerão diversos bairros de Belém.

Gov. Helder repassou recurso para o Círio – FOTO: bárbara matoso / Ascom Basílica Santuário de Nazaré

A Missa das 18h, a última do dia, foi celebrada pelo Reitor da Basílica Santuário de Nazaré, padre Francisco Assis, e concelebrada pelo restante da comunidade Barnabita. O momento contou com a presença do Governador do Pará, Helder Barbalho e da vice-governadora, Hanna Ghassan.

Após a Missa, Helder Barbalho assinou o apoio do Poder Executivo Estadual ao Círio 2023. A parceria entre o Estado e a Festa da Rainha da Amazônia também foi assinada pelo pároco de Nazaré, padre Francisco Cavalcante. Na ocasião, o governador e a vice-governadora, receberam de presente, cada um, uma réplica da imagem de Nossa Senhora de Nazaré.

O Governador do Estado fez ainda um convite para que todos participem do Círio de Nazaré. “Eu festejo como cristão, como católico, como devoto de Nossa Senhora de Nazaré, que nós estejamos todos juntos para mais um ano. Ano em que poderemos ir às ruas de Belém para agradecer a nossa Mãe querida e renovar os nossos votos. Aproveito para convidar todos os romeiros, convidar toda a sociedade paraense, do Brasil e do mundo, que possam visitar Belém, que possam conhecer a mais extraordinária e maior festa católica do planeta”, ressaltou.

Compartilhe essa Notícia

Leia também