O dia de hoje (12/10), iniciou-se com a Santa Missa presidida pelo Bispo Dom Ricardo Hoerpes, secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) no trapiche de Icoaraci. Em sua homilia, Dom Ricardo ressaltou a importância de sermos pessoas cuidadosas e zelosas para com o outro assim como Maria. 

“Seja zeloso, cuidadoso e amoroso com as pessoas  que estão ao seu  lado. Maria nos ajuda a sermos mais humanos, mais cuidadosos uns com os outros”, destaca o Bispo. 

Após a Missa, a imagem peregrina segue o percurso da 5ª romaria oficial do Círio, a romaria fluvial, que acontece há mais de 30 anos. Com um percurso de 18km, o Círio das águas tem por objetivo aproximar a Rainha da Amazônia do povo ribeirinho que mora às margens do rios do entorno de Belém, relembrando assim a 1ª aparição da imagem de Nossa Senhora de Nazaré nas águas do igarapé Murutucu. 

A imagem peregrina será levada até a Escadinha do Cais do Porto pelo Navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil. Este trajeto deve durar 2 horas e mais de 250 embarcações e 50 mil pessoas são esperadas na romaria. Após a chegada, dá-se início a  Motorromaria.

Texto: Kevilly Albuquerque

Fotos: @nardomonteiro /ComunicaCírio / Jota Cardoso

Compartilhe essa Notícia

Leia também