A Moto Romaria e a descida da imagem do glória

Foto: João Moreira – Pascom Arquidiocesana

O sábado, 07/10, que antecedeu o Círio de Nazaré foi marcado por momentos de fé e emoção.

Os fiéis acompanharam a imagem e se preparam para a 5ª procissão oficial do Círio de Nazaré: a Moto Romaria, que iniciou-se após a chegada da Imagem na escadinha do cais do porto na Estação das Docas. A romaria de duas rodas seguiu em um cortejo de 2,5 km pelas ruas da Presidente Vargas em direção ao Colégio Gentil Bittencourt, nesta que é uma das procissões mais novas da programação oficial do Círio de Nazaré, criada em 1990 pela Federação Paraense de Motociclismo.

Durante a romaria, aproximadamente 45 mil fiéis percorreram o trajeto da Avenida presidente Vargas e Nazaré com capacetes e motos decoradas em homenagens à Rainha da Amazônia.

A descida da imagem do glória

Enquanto a Moto Romaria encerrou às 11h30, muitos promesseiros e devotos já se encontravam reunidos na Basílica-Santuário de Nossa Senhora de Nazaré para participarem do momento em que a imagem original “sai do glória” e vai ao encontro dos fiéis. Este momento em que a imagem achada por Plácido sai do altar-mor e é erguida por Dom Alberto significa toda a fé dos paraenses viva há mais de 300 anos.

Foto: João Moreira – Pascom Arquidiocesana

Frei Gilson, missionário e compositor de belas canções católicas, veio ainda partilhar com os romeiros momentos de pregação e orações diante do Santíssimo Sacramento.

“Acorrendo ao redor de Maria, foi isso que você veio fazer aqui. Você veio ficar perto dela, você veio ficar com ela!”

Depois desse momento de fé a programação seguiu ainda com a Missa e a Trasladação nas ruas do centro de Belém.

Fotos: João Moreira e João Paulo – Pascom Arquidiocesana

Compartilhe essa Notícia

Leia também