Apresentação do Cartaz do Círio de Nazaré 2021

A Arquidiocese de Belém torna público na noite de hoje, 31 de maio, o Cartaz do Círio 2021, após celebração eucarística presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, e transmitida ao vivo para milhares de pessoas pelo sistema de comunicação da Arquidiocese e Basílica Santuário.

A apresentação foi precedida pela programação que contou com a coroação de Nossa Senhora de Nazaré e subida da Imagem Original para o Glória, localizado no Altar-Mor da Basílica Santuário, após a imagem ter permanecido desde o último dia 23. O momento ocorre apenas duas vezes ao ano: em maio, para comemorar o aniversário de elevação da Basílica de Nazaré à categoria de Santuário Mariano; e em outubro, durante a quinzena do Círio de Nazaré.

Veja a seguir a descrição do cartaz pelas palavras de Dom Alberto:

Descrição:

A Arquidiocese de Belém, a Diretoria da Festa de Nazaré, a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro e os Padres Barnabitas têm a alegria de apresentar a todos o cartaz do Círio de 2021. Todos nós temos o desejo de celebrar o Círio de Nazaré em sua forma habitual, na certeza de que cada ano é mais expressivo, maior em seu número de participantes e na devoção do Povo de Deus. Confiando na proteção da Virgem Maria, a Diretoria do Círio está preparando com muito carinho a sua realização, sem perder a referência à normas de saúde pública que estiverem vigentes daqui até a data prevista, 10 de outubro.

Tudo o que se faz em torno da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré, Ícone de sua presença amorosa, carregando em seus braços o Filho, Jesus, Redentor do Mundo, Senhor de História e de nossas vidas, conduz a compreender, com a luz que Deus oferece a cada tempo, o Mistério da Mãe e do Filho, para fazer-nos dele participantes, pela fé cristã que recebemos e transmitimos, tesouro maior de nossa terra paraense.

O Papa Francisco proclamou um ano dedicado a São José e também à família. Queremos estar unidos ao Papa e dar uma resposta aos seus apelos, para anunciar hoje o Evangelho da família na Casa de Maria. O cartaz de 2021 é inspirado na situação em que vivem o Pará, o Brasil e o mundo. Queremos propor a superação das dores e das angústias com o anúncio da boa nova da paz, que desejamos presente em nossas famílias.

Diferente de todos os cartazes já impressos e distribuídos nos anos anteriores, optamos pela cor da paz que, junto com a saúde, é o que precisamos neste momento, a cor branca, a que é mais relacionada com o sagrado. A cor branca quer indicar no lírio a pureza da Virgem Maria, imaculada, sem a mancha do pecado original. O ouro aplicado no título é luz, é sol.

Além disso, foi lembrado que os ramos que fazem o pano de fundo para a figura de Nossa Senhora de Nazaré nos lembram também a configuração do pulmão, o que nos faz pensar em tantas pessoas que têm sofrido em seu esforço de respirar. Desejamos que o sopro de Deus, a ação do Espírito Santo, aquele que cobriu a Virgem Maria com sua sombra, venha sobre todos os enfermos e de modo especial sobre todos os profissionais na saúde, tantos deles também vestidos de branco!

Onde quer que chegue um cartaz do Círio de Nazaré de 2021, colocaremos em prática a recomendação de Jesus aos discípulos: “Em qualquer casa em que vocês entrarem, digam primeiro: A paz esteja nesta casa!” (Lc 10,5). Esta é a palavra a ser dita por quem entregar o cartaz! PAZ A ESTA CASA!

Dom Alberto Taveira Corrêa

Arcebispo Metropolitano de Belém do Pará

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também