Bispos convidados nas Missas da quinzena do Círio

As celebrações são na Basílica, às 18h

Foto: Nayan Gomes

A Arquidiocese de Belém realizou o Círio de Nazaré domingo, 13, entretanto a festividade é extensa e seguem-se diversas atividades culturais e religiosas. Um destaque muito relevante é a evangelização, a Santa Missa, a mensagem de Deus, meditada pelo bispos de várias partes do Brasil que vem a Belém para presidir as celebrações eucarísticas a convite do Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.

A programação de 2024 conta com 12  bispos convidados, além dos três bispos anfitriões da Arquidiocese de Belém. Desde o dia 11 eles estão presidindo as Missas e continuam até dia 28 de outubro. Eles participam também de Missas que precedem procissões e nas tradicionais Missas da quinzena, sempre às 18h, na Basílica Santuário de Nazaré, com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação.

Dom Darci José Nicioli, Arcebispo de Diamantina (MG), foi o primeiro bispo convidado a celebrar  a Santa Missa na sexta-feira, 11, na chegada do Traslado de Ananindeua, no Santuário  Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa.

Sábado, 12, a  Missa do Círio Fluvial, no Trapiche de Icoaraci, às  7h30, foi presidida por Dom Ricardo Hoepers, Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo Auxiliar de Brasília (DF).

A Missa da quinzena de domingo, 13, ás 18h, teve a presidência de Dom Philip Dickmans, Bispo de Miracema (TO).  Já na segunda-feira, 14, a Santa Missa foi presidida por Dom Enrique Delgado, Bispo Auxiliar de Miami (EUA).

Dom Irineu Roman, Arcebispo de Santarém (PA), é o celebrante da Missa desta terça-feira, 15. Amanhã, 16, será a vez de Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, celebrar a Missa da Festa da Padroeira, Capela da Comunidade Sagrada Família. E às 18h, na Basílica, Dom Raimundo Possidônio, Bispo de Bragança (PA).

Anfitriões do Círio, Dom Alberto Taveira Corrêa, já celebrou a Missa da Abertura Oficial do Círio no dia 8 e no dia 9, a Missa de Apresentação do Manto.

Dia 9, Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar de Belém, presidiu a Missa de Abertura da Vigília de Adoração.

Dia 11, Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar de Belém, celebrou a Missa de saída do Traslado da imagem Peregrina para Ananindeua.

Compartilhe essa Notícia

Leia também