Cerimônia de descida da Imagem Original do Glória será neste sábado (09).

Foto: Luiz Estumano.

 

A descida da Imagem Original do Glória da Basílica Santuário, será a partir das 11h30, deste sábado (09). O momento em que a Imagem de 28 cm de altura, encontrada por Plácido desce do seu Altar-mor com a simbologia de aproximar a Mãe de Nazaré dos seus filhos, ficará em um nicho no presbitério durante a quadra nazarena.

A Cerimônia acontece tradicionalmente desde 1992, após a chegada da procissão da motorromaria. Este ano, como as procissões foram canceladas, ocorrerá a Missa, às 7h, seguida da meditação do terço com a comunidade Zaccariana, às 9h; logo depois, a pregação com Bispo Auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro, às 10h30; em seguida, a retirada da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré do Altar-mor pelo diretor Thiago Menezes. A Basílica Santuário estará aberta ao público, com um número reduzido de fiéis, ainda terá apresentação musical em homenagem à Santa do Padre Francisco Cavalcante, presidente da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), pároco de Nazaré e reitor da Basílica Santuário.

A Celebração seguirá os protocolos de distanciamento social que norteiam a edição do Círio de Nazaré 2021, com a capacidade limitada do público, porém, os devotos poderão acompanhar ao vivo pela TV Nazaré — CANAL 30.1 (ou sintonia de sua cidade), ou através das redes sociais da Fundação Nazaré: FacebookYoutube e Portal Nazaré.

Raridade

A descida da Imagem Original do Altar-mor da Basílica é rara, a saída dela é mais rara ainda. Ela só deixou o interior da Basílica em situações excepcionais, como na procissão do Círio 200 e durante a visita do Papa João Paulo II à Belém – no dia 9 de julho de 1980, quando o Pontífice abençoou com a Imagem, da janela do Arcebispado, o povo que estava na Praça da Sé. Atualmente, a Imagem só desce em outubro, no período da quinzena nazarena, e no mês de maio, quando é comemorado o aniversário de elevação da Basílica a Santuário.

História

Em 1969, o Vigário de Nazaré, Padre Miguel Giambelli, decidiu descer a Imagem do Glória para ficar no Presbitério, mais perto do povo, substituindo a Imagem do Colégio Gentil Bittencourt. Nas primeiras descidas, o fato ocorria às 23h, após a chegada do Pároco na Basílica, depois da Trasladação. Antes, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré descia do Glória discretamente, com a Igreja fechada. Mas, desde 1992, a Basílica Santuário abre as portas para os fiéis acompanharem este momento especial e chegarem mais perto da Imagem encontrada pelo caboclo Plácido.

A Imagem encontrada por Plácido tem 28 cm de altura e fica no Glória, sobre o Altar-mor da Basílica de Nazaré, em redoma de cristal antiprojétil. Reproduz uma senhora portuguesa e, nas nuvens onde repousa, vemos um rostinho de anjo. Traz no braço esquerdo um menino aparentando dois anos, que carrega um globo.

Serviço:

Descida da Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré

Local: Basílica Santuário de Nazaré.

Hora: 12h00

Acompanhe as transmissões ao vivo:

Portal Nazaré;

Facebook;

YouTube;

Tv Nazaré: 30.1 (ou sintonia da sua região)

Rádio Nazaré: 91.3 MHz

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também