Apresentação do Manto de Nossa Senhora

Momento de grande expectativa para os fiéis

Um dos momentos mais emocionantes do Círio foi quinta-feira, 6, quando o povo de Deus conheceu o manto que veste a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré nos eventos do 230ª Círio. A cerimônia de apresentação ocorreu após a missa das 18h, na Basílica Santuário, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa. O manto que a imagem Peregrina usa nas procissões do Círio é um dos símbolos mais aguardados pelos fiéis, e vestirá a imagem Peregrina até as vésperas do Círio 2023.

Em 2022 o manto foi desenhado pela ilustradora Aline Folha e confeccionado pela estilista Stela Rocha, trabalhos iniciados em março. Os responsáveis pelo manto, estilista e designer, são sempre escolhidos pelo casal coordenador da Festa de Nazaré. O Diretor Coordenador, Antônio Salame, e sua esposa, Silvia Salame, e o Arcebispo Dom Alberto foram os únicos a acompanhar o processo de criação, sempre restrito e sigiloso, a fim de preservar a tradição. Vale salientar que os recursos financeiros necessários advêm sempre da doação voluntária e anônima de um casal devoto de Nossa Senhora de Nazaré.

Aline já desenhou o manto em outros dois anos, 2016 e 2017, além da ilustração do cartaz do Círio 2018. “Confesso que, como das outras vezes, sempre dá um frio na barriga, uma espécie de medo que vem junto com a felicidade, mas o convite veio num momento muito especial para mim, pois estou grávida do meu primeiro filho, depois de anos de tentativas, e veio exatamente num momento em que fiquei em paz e entreguei tudo nas mãos de Nossa Senhora de Nazaré”, conta Aline.

Stela Rocha recebeu o convite para confeccionar o manto de Nossa Senhora de Nazaré pela terceira vez. Ela já trabalhou no manto em 2014 e 2015. “Foi uma grande emoção'”.

Compartilhe essa Notícia

Leia também