A Santa Missa reuniu os colaboradores da Cúria Metropolitana de Belém e da Fundação Nazaré de Comunicação no dia 5 para aguardar a visita da imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, dentro da programação que antecede o Círio de Nossa Senhora de Nazaré no próximo domingo, 9. A celebração eucarística foi presidida por Dom Antônio Ribeiro de Assis, Bispo Auxiliar da Arquidiocese, concelebrada pelo côn. Roberto Cavalli, assistidos pelo diácono Raimundo Nonato Santos. O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa a saudação aos fiéis à chegada imagem.
A celebração às 14h15 tinha como tema a motivação do Círio de Nazaré, cuja referência o tema “Maria, Mãe e Mestra”. Sobre isso, Dom Antônio destacou que “depois dos difíceis tempos da fase mais densa da pandemia, temos muitas experiências vividas, mas pelo testemunho da fé, e inspirados por Maria, temos a certeza que recebemos do exemplo de mãe que ela foi para Jesus, de que tudo podemos enfrentar, com a força materna daquela que foi escolhida para ser a Mãe do nosso Salvador”.
Dom Antônio também frisou que “outro exemplo de Maria a nos guiar neste Círio, é a educação. Ela educou Jesus, modelo perfeito de virtudes para nós – educado para ser modelo perfeito de solidariedade, de amor ao próximo, de força nas tribulações. Por isso, estamos tratando da educação nesta festa da Igreja onde Maria é também para nós, o modelo da sinodalidade, de caminharmos juntos neste tempo propicio ao amor fraterno que se fortalece ainda mais na festa paraense para esta Maria, Mãe e Mestra, razão de toda a nossa alegria”.
Visita da imagem Peregrina
A imagem Peregrina de Nossa Senhora chegou à Cúria às 15h, conduzida por Américo, da Diretoria da Festa. Recebida pelo Diretor de Comunicação da Fundação, Mario Jorge Alves da Silva, a imagem foi entronizada no altar da Missa pelo bispo Dom Antonio. O Arcebispo Dom Alberto declarou que “é sempre uma alegria para nós receber a visita da imagem de Nossa Senhora. Que toda nossa gratidão possa estar direcionada a Ela, por tantas graças que temos recebido, sobretudo nos últimos anos, de tantas dificuldades. Mas, Nossa Senhora nos lembra da alegria. Em meu nome e de Dom Antônio, peço que ela interceda pela Cúria, pela Fundação Nazaré, Caritas, pelo Tribunal Eclesiástico, por todas as pessoas que trabalham e contribuem conosco. Feliz Círio a todos!”.
Depois da Missa, a imagem ficou à disposição dos fiéis pra breve momento de oração pessoal, sendo conduzida pelo Cônego Roberto Cavalli pelas dependências da Cúria. Posteriormente à visitação na Fundação Nazaré, o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcos Aurélio de Oliveira agradeceu à Diretoria da Festa pelo momento e pela presença de todos. “Que Nossa Senhora possa interceder pela nossa missão nestes dias, e desejo a todos um abençoado Círio”.