A última procissão da festividade nazarena de 2022 foi segunda-feira, 24 de outubro. A Missa campal na Praça Santuário, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo Metropolitano de Belém, celebrou, oficialmente, o encerramento dos 15 dias da Festividade Nazarena. Antes da Missa e da saída da romaria, a imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré subiu para o Glória, por volta de 6h30.
A 13ª procissão da festividade conduziu em um andor a imagem Peregrina da Virgem de Nazaré por aproximadamente 800 metros, o menor trajeto das romarias oficiais. Os devotos acompanharam a imagem pela passagem Dom Alberto, contornaram a Praça Santuário, seguiram pela travessa Generalíssimo Deodoro, avenidas Nazaré e Magalhães Barata, finalizando na Capela do Colégio Gentil Bittencourt.
O percurso durou cerca de 1h, acompanhado por cerca de 50 mil pessoas.
Procissão da Festa
A Festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2022 aproximou-se dos momentos finais no dia 23 de outubro, com a Procissão da Festa. Era o clima de despedidas se iniciando para os fiéis e para as homenagens para a Rainha da Amazônia. Trata-se da penúltima romaria, realizada há mais de 100 anos pela Arquidiocese.
A Procissão da Festa também é a terceira mais antiga romaria da programação do Círio de Nazaré e acontece pela manhã, com participação estimada de cerca de 5 mil pessoas.
Antônio Sousa, diretor de procissões, afirma que a Procissão da Festa reúne todas as instituições, organismos da área da segurança e da saúde que contribuem com a realização dos eventos nazarenos do Círio.
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) explica que a caminhada da procissão sempre é realizada com um trajeto diferenciado, todos os anos, a exemplo do que ocorre com a Romaria da Juventude. A missa que antecedeu a procissão às 7h foi presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese.
A Procissão da Festa deste ano saiu às 8h Comunidade Sagrado Coração de Jesus, na Rua dos Caripunas, e seguiu pela travessa Quintino Bocaiúva, avenida Conselheiro Furtado, travessa Benjamin Constant, avenida Nazaré, encerrando-se na Praça Santuário após percorrer 2,4 km por volta de 2h de duração.