
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré em 2022, depois da fase mais rogorosa da pandemia da covid-19, foi retomado pela Arquidiocese de Belém, de forma totalmente presencial. E começou com novidade: a romaria dos carros.
Quarta, dia 5 de outubro, saiu pelas ruas da cidade de Belém a primeira romaria oficial do Círio 2022, o Traslado dos Carros para a Companhia Docas do Pará (CDP).
A concentração dos fiéis começou desde o final da tarde, à medida que o tempo passava, mais pessoas se juntavam na frente Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, a casa da Rainha da Amazônia, no bairro de mesmo nome.
A grande concentração de pessoas deixou a Praça Santuário às 20h, concretizando o Traslado dos Carros como a primeira romaria do Círio deste ano de 2022.
A Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) e a Arquidiocese de Belém anunciaram em dezembro de 2019, o Traslado dos Carros como a 13ª Romaria Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. A ideia da nova procissão foi sugerida pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, juntamente com a Diretoria da Festa.
Segundo o coordenador do Círio de Nazaré 2022, Antônio Salame, “a escolha foi por já atrair um grande número de devotos em oração e preparação para o Círio e pelo que os carros representam dentro de todos os símbolos da festa”.
A procissão contou com a participação da imagem Peregrina, que foi conduzida no carro berlinda pela primeira vez, com decoração de Djan Slaviero.

TRAJETO
Saindo da Basílica Santuário, a romaria seguiu pela avenida Nazaré, tomou a travessa 14 de Março, travessa Antônio Barreto, avenida Visconde de Souza Franco (Doca), rua Marechal Hermes, praça Pedro Teixeira, encerrando-se no galpão da CDP.
A 13ª Romaria Oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré percorreu cerca de 5km, em duas horas de procissão. A Diretoria da Festa estima que um público em torno de 10.000 pessoas tenha participando dessa manifestação de fé.
EXPOSIÇÃO
Antes de serem conduzidos para o galpão da CDP, os carros ficaram em exposição em frente à Basílica Santuário desde às 7h.
Em 2019, último ano da realização do Traslado dos Carros, o público participante foi estimado em 3.000 pessoas.
“Esperamos um número maior de pessoas este ano, principalmente por ser a primeira procissão nas ruas após dois anos”, observava Antônio Sousa, diretor de procissões, antes da romaria começar. De fato, foi bem expressivo o aumento dos participantes neste ano.
A primeira romaria do Círio deste ano foi realizada para levar para a Companhia Docas do Pará (CDP) o Carro de Plácido, a Barca dos Escoteiros, a Barca Nova, os quatro Carros dos Anjos, o Cesto de Promessas, a Barca com Velas, a Barca Portuguesa, a Barca com Remos, o Carro Dom Fuas, o Carro da Saúde e o Carro da Sagrada Família.
A romaria conta com a participação direta de familiares de crianças conduzidas nos carros, assim como estudantes e guardas paroquiais.