Círio 2023: a celebração da Festa de Nazaré em Belém do Pará

Arcebispo Dom Alberto a presidiu desde a Catedral Metropolitana com o povo de Deus

José Lucas/Pascom Arquidiocesana

 

O dia raiava e desde as primeiras horas do dia 8 de outubro, a cidade de Belém parou para homenagear Nossa Senhora de Nazaré em mais um Círio realizado pela Arquidiocese de Belém, por intermédio da Diretoria da Festa. Estima-se que em torno de 2 milhões de pessoas tenham acompanhado a grande romaria.

A realização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, começando pela Missa Campal na frente da Catedral Metropolitana, centro histórico da capital paraense, no bairro da Cidade Velha.
A Missa de saída do Círio teve no presbitério a presença de Bispos de outras dioceses, recepcionados por Dom Alberto e também pelo Cura da Sé Catedral, Monsenhor Agostinho Cruz. Considerando a partilha do círio por meio de transmissão ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação, a celebração eucarística contou com rito realizado de forma bilíngue, traduzidas partes essenciais da liturgia para o idioma inglês.

A saudação de Dom Alberto nos ritos iniciais marcou o começo da Missa. “Quero saudar todos os devotos de Nossa Senhora que estão conosco. Saúdo toda a imensa multidão que está nesta manhã conosco para celebrar mais um círio junto com Nossa Senhora. Recebemos vocês com nossa Igreja de portas abertas, e assim, ressalto que todas as pessoas são bem vindas a esta grande festa que nossa Arquidiocese de Belém preparou para homenagear Nossa Senhora de Nazaré.

A procissão do Círio começou após a Missa, saindo da Catedral conduzindo a imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré por um percurso de 3,6 km até a Basílica Santuário de Nazaré, localizada na avenida Nazaré, no bairro de mesmo nome. À chegada da procissão, houve Missa de encerramento do Círio, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, e concelebrada por Dom Paulo Andreolli, sendo ambos os celebrantes Bispos auxiliares da Arquidiocese de Belém. A grande romaria encerrava-se na ensolarada manhã de 8 de outubro.

Compartilhe essa Notícia

Leia também