Círio de Nazaré acontece domingo nos EUA

Círio de Nazaré em Miami em 2024 | Círio de Nazaré USA
Círio de Nazaré em Miami em 2024 | Círio de Nazaré USA

A comunidade brasileira em Miami, EUA, vai viver no domingo (16), pelo terceiro ano consecutivo, o Círio de Nazaré. Segundo um dos responsáveis pelo evento, o paraense Carlos Waldney, aos poucos, o círio vai crescendo nos EUA, com a finalidade principal de evangelizar.

“Devagarzinho, nós vamos evangelizando, porque esse é o principal papel, a evangelização”, disse Waldney à ACI Digital. Para o paraense, o Círio “está enraizado” na cultura, mas para outras pessoas “é preciso ser explicado”, disse Waldney. Nesse processo, percebem que “quanto mais as pessoas descobrem sobre o Círio, mais elas querem, mais elas pedem”.

“É uma devoção que, para nós, já tem 232 anos e, para cá, tem apenas três anos. Nós esperamos que, aos poucos, possamos ir criando mais raízes aqui, fortalecendo ainda mais a devoção”, acrescentou.

Preparação

Neste terceiro ano de Círio de Nazaré nos EUA, Waldney disse que já é possível perceber o crescimento tanto de pessoas participantes, quanto da devoção a Nossa Senhora. “Isso podemos medir também pelo terço do Círio, que é um momento de preparação”, disse, ressaltando que, “no primeiro ano, tivemos apenas uma comunidade fazendo o terço preparatório do Círio; no segundo ano, tivemos cinco comunidades; e este ano, são oito comunidades”, que são Miami, Miami Beach, Kendall, Key Biscayne, Port Saint Lucie, Margate, Delrey Beach e Pinecrest.

A preparação para o Círio aconteceu com uma novena, que teve início no dia 4 de novembro e termina hoje (12). Essa novena aconteceu em cada comunidade, com os grupos se reunindo em casas, igrejas para rezar o terço.

Segundo Waldney, esse momento de preparação com o terço é feito “basicamente com a comunidade brasileira”, porque “é uma questão cultural nossa, de rezar o terço e ir às casas dos vizinhos e dos amigos para fazer as orações”. Mas, “acreditamos que, como a coisa vai andando, em breve os irmãos americanos também possam participar do terço em suas casas”, disse.

Já no Círio de Nazaré, disse Waldney, há a participação de outras comunidades, além da brasileira.

Fortalecer a fé

Para Carlos Waldney, o Círio de Nazaré nos EUA “veio num momento” em que cada migrante “precisa de um apoio de fortalecimento de fé”. “Todos saíram do seu país, largaram tudo, deixaram para trás, cada um com seu motivo, com seu propósito, mas deixa tudo para trás e vem buscar aqui nos EUA uma nova vida”, disse, acrescentando que o Círio “veio como, de certa forma, uma esperança para todos que aqui vivem, não só para os brasileiros, mas para outras nacionalidades, católicos, cristãos, que a fé, o amor de Maria por nós nos ajuda sempre a caminhar seguindo Jesus, que é o grande propósito”.

“Acreditamos que nada acontece por acaso. O fato de termos hoje o Círio acontecendo aqui nos EUA é uma bênção para todos nós e certamente vai servir para confortar o coração e fortalecer a fé dos migrantes que para cá estão vindo”, disse.

Círio de Nazaré 2025

O Círio de Nazaré nos EUA segue o mesmo tema do Círio de Belém (PA), que este ano é “Maria, Mãe e Rainha de toda a criação”. Tem uma imagem peregrina própria, que é uma “imagem irmã”, igual a do Círio de Belém, enviada para a comunidade brasileira nos EUA pela basílica santuário de Nazaré, em Belém.

Na procissão, a imagem também é levada em um carro berlinda e puxada pela tradicional corda, como acontece no Brasil.

Segundo Carlos Waldney, a programação do Círio de Nazaré nos EUA, no domingo, vai começar com missa às 11h na Ermita de laCaridad, “que é um santuário mariano aqui em Miami”. Em seguida, por volta das 12h30, terá início o traslado motorizado, com carros e motos, que vai sair da ermita e seguirá para a matriz de Corpus Christi, “onde este ano será realizado o Círio de Nazaré”. “Lá, a imagem deve chegar por volta de 13h30, desce do carro berlinda e vai para a capela, para ficar lá para que as pessoas possam orar, rezar o terço, estar perto da imagem dentro da capela”, disse Waldney.

A imagem sairá da capela às 16h30 e vai para um altar que será montado em frente à igreja de Nossa Senhora das Mercês, que faz parte da paróquia de Corpus Christi e onde será rezado o terço.

A procissão do Círio de Nazaré vai começar às 17h e “vai circundar algumas ruas do entorno da paróquia”. “É uma procissão pequena, mas que vai ter todo o ícone nosso, Nossa Senhora sendo conduzida na berlinda, a corda do círio onde as pessoas poderão ter esse momento de devoção, de agradecimento”, disse Waldney.

Às 18h, o reitor da basílica santuário de Nazaré, em Belém, padre Francisco Assis, vai celebrar a missa.

Fonte: ACI Digital / Por Natalia Zimbrão

Compartilhe essa Notícia

Leia também