O padre Luzimar Moura da Luz e o ex-presidente da Diretoria do Círio de Nazaré, em Belém do Pará, Albano Henriques Martins Júnior, foram homenageados com o título de Cidadão Montealtense. A honraria é um reconhecimento pelo empenho dos dois na realização do Círio de Nossa Senhora de Nazaré na cidade de Montes Altos, Estado do Maranhão. A primeira edição da festa mariana paraense realizada em solo maranhense aconteceu em setembro do ano passado.
O título de cidadania, atualmente a maior honraria concedida pela Câmara Municipal de Montes Altos, foi entregue em solenidade na noite do dia 27 de maio na Paróquia de Santana, marcada pela emoção. Com o prédio da Câmara em obras, a presidência do parlamento acatou a ideia de realizar a sessão solene na paróquia, ocorrida a pós a Missa na presença de dezenas de fiéis e convidados.
Prestigiaram a sessão, vereadores e autoridades municipais, e também o padre Josimar lobo, da cidade de Nazaré, no Tocantins, entre outros. O presidente da Câmara, Jerônimo Vitor dos Santos, declarou estar feliz pela sessão especial a fim de reconhecer o bom trabalho do padre Luzimar e de Albano, que acreditou e apoiou a criação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Montes Altos, e emocionou-se durante seu discurso.
A professora Deusirene Ribeiro Lira, também se manifestou, representando a Câmara Municipal. Ela foi a autora do projeto de Resolução que concedeu o título de cidadão ao padre Luzimar. Já o titulo de Albano Martins foi de autoria da Mesa Diretora da Câmara, mas ambas as matérias foram aprovadas por unanimidade. Um dos vereadores que votaram favoravelmente as matérias é evangélico.
Albano e Luzimar encerraram a solenidade com seus discursos em agradecimento pela homenagem que lhes foi prestada. Albano, que é advogado, fez questão de destacar o empenho de Mauricio Martins, que integra a coordenação da festa de Nossa Senhora de Nazaré, pela criação do círio montealtense.
“A vinda do Cirio de Nazaré para Montes Altos foi a mesma ideia de Maria que foi visitar Isabel, nas montanhas da Judeia. O sim de Maria favoreceu a vinda de Jesus, o sim do povo de Belém favoreceu a vinda do círio para Montes Altos e isso foi bom por que a comunidade cresceu e, talvez, isso sou eu quem esta pensando, isso favoreceu a nossa cidade”, avaliou padre Luzimar Moura.
Padre Luzimar considera que “o título de cidadania é uma percepção da própria comunidade em relação a sua pessoa e a Igreja acolhe com muito carinho essa avaliação”. Albano Martins disse que “para nós é um motivo de muita alegria”.
Nossa Senhora de Nazaré tem lá no Pará o título de Rainha da Amazônia, e o Maranhão, essa parte Oeste do Maranhão, é Amazônia Legal, faz parte, é um Estado irmão nosso e a gente fica muito satisfeito em ver essa devoção mariana chegar a Montes Altos”.
Coordenador do círio no Maranhão, padre Luzimar também agradeceu a Arquidiocese de Belém pela hospitalidade e fraternidade com que ele e o assessor Mauricio foram recebidos para resolver todos os trâmites para a criação do círio na cidade maranhense que tem como uma das referências, a réplica da Torre de Pisa.