#Círio2021: O Círio do Povo

Foto: Sandro Barbosa.

 

Cerca de 400 fiéis, segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP), percorreram cerca de 3 km, fazendo o caminho que a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, fazia todos os anos, no segundo domingo de outubro. Por conta da pandemia, a procissão não foi realizada, porém, não inibiu que os devotos fossem às ruas para pagar as suas promessas, uns de joelhos, outros levando objetos de cera, madeira ou livros.

 

Foto: Sandro Barbosa.
 

 

Como o jovem  de 22 anos, Augusto Ferreira, que saiu da Catedral da Sé às 6h40 e chegou na praça santuário por volta das 12h40, e partilhou a emoção que estava sentindo.

“O percurso que fiz, é completamente diferente de tudo, pois, acompanho normalmente a procissão andando e dessa vez vim pagar a minha promessa de joelhos e foi surreal, vivenciar cada momento, cada pessoa que passou me dando apoio. Eu senti o amor e o carinho de Nossa Senhora através deles”, disse Augusto, que agradeceu a graça de passar no vestibular no curso de medicina e pagará promessa até a sua formatura.

Foto: Ronald Dias.

 

Seguindo a programação do Círio, a imagem peregrina chegou no estacionamento por volta das 11h30, em sua chegada, o primeiro encontro da mãe com seus filhos, pelas mãos do reitor e pároco da Basílica Santuário, o Padre Francisco Maria Cavalcante, levou a Imagem até ao gradil localizado na Av. Gentil Bittencourt, para receber as homenagens dos devotos.

Foto: Luiz Estumano.

 

Em seguida, o Padre Cavalcante entregou a Peregrina para o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, que a conduziu até o Governador do Pará, Hélder Barbalho, onde recebeu as honrarias de chefe de estado, até chegar a berlinda.

 

Foto: Luiz Estumano.

 

Após isso, a berlinda seguiu em procissão até a praça santuário, onde a imagem foi retirada e conduzida pelo Coordenador da Diretoria da Festa, Albano Martins, para as ruas ao redor do CAN para o encontro de muitos fiéis emocionados, que aguardavam a sua chegada.

 

Foto: Luiz Estumano

 

Logo depois, a peregrina foi colocada na berlinda e ficará na Praça Santuário para a visitação até o final da quadra nazarena, nos horários das 8h da manhã até às 22h da noite.

A missa de encerramento do círio de número 229, foi presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro.

 

Veja mais fotos: 

Foto: Luiz Estumano.
Foto: Luiz Estumano.
Foto: Luiz Estumano.
Foto: Luiz Estumano.
Foto: Luiz Estumano.

 

 

 

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também