Na manhã desta quarta-feira, 27 de novembro, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolheu em sua sede, em Brasília (DF), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré. A celebração aconteceu na Capela Nossa Senhora Aparecida e contou com as presenças do secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, do subsecretário geral da CNBB, padre Leandro Megeto, do reitor do Santuário Nossa Senhora da Saúde, padre Rafael Souza Santos, além do deputado Joaquim Passarinho, membros da diretoria da Festa de Nazaré (gestão de 2022 a 2024), assessores e colaboradores da sede.
Desde 2015, a visita da imagem peregrina tem sido um momento de fé e união que comove a Capital Federal. Este ano, a Mãe de Nazaré, que tradicionalmente percorreu as ruas de Belém durante o Círio, mais uma vez marcou presença em Brasília e além da CNBB estará presente na Câmara dos Deputados e em algumas pároquias da arquidiocese de Brasília.
Na celebração de acolhida, dom Ricardo exortou para que Nossa Senhora de Nazaré abençoe a cada um dos presentes em seus trabalhos, em suas vidas e nas vidas de suas famílias.
“Eu tive a graça esse ano de estar em Belém, no Círio, e acompanhar na berlinda o tempo todo as procissões. E é sobrenatural, não tenho palavras para explicar o que aconteceu lá, então a presença dela aqui é um convite a uma mudança de vida nesse momento”.
Dom Ricardo também ressaltou que a ocasião é um convite a fazer parte das coisas que Nossa Senhora de Nazaré realiza, inclusive seus milagres. “É impossível, claro, que todos possam ir até o Círio, mas aconselho a irem pelo menos uma vez na vida para fazer essa experiência. E uma coisa é certa: Maria vem até nós! E hoje é uma prova disso! Ela está presente na nossa vida e eu tenho certeza que aqui ela vai derramar bençãos e graças”, disse dom Ricardo.
O padre Leandro Megeto enfatizou que a visita da imagem se insere no contexto de preparação para Conferência da ONU sobre mudanças climáticas, a COP 30, e também para a vivência da Campanha da Fraternidade 2025 que reflete sobre a temática da Ecologia Integral.
“A visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré sempre é um motivo de alegria para todos nós e foi um desejo nosso que ela também estivesse aqui para este momento de oração, com os colaboradores, os assessores, mas sobretudo rezando e pedindo a Deus que nos dê a capacidade do discernimento e de um trabalho bem organizado em vista da preparação da COP30″.
Ao final da celebração, todos os presentes tiveram a oportunidade de tocar no manto de Nossa Senhora de Nazaré e fazer suas orações e pedidos pessoais. Esse ano, o manto é inspirado no tema “Perseverar na oração, com Maria, a mãe de Jesus”.
A Maior Procissão do Mundo
Duarante a celebração de acolhida foi destacado, ainda, que o Círio de Nazaré é uma significativa manifestação religiosa em honra à padroeira do Pará, Nossa Senhora de Nazaré, e a procissão atrai mais de 2 milhões de fiéis, que percorreram um trecho seguindo a berlinda que transporta a imagem da santa. Este evento é a maior procissão religiosa do mundo e é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.