Confira a programação dos últimos dias da quadra Nazarena

Foto: Lais Teixeira

 

A festividade em honra a rainha da Amazônia está chegando ao fim e neste domingo (24), na Basílica Santuário, acontecerá o encerramento da 229ª edição do Círio de Nazaré, com a celebração da Santa Missa, às 18h, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, com acesso limitado aos fiéis, como prevenção à Covid-19.

Após a celebração, por volta das 21h20, o projeto “Cores, Sons e Sensações”, realizará uma projeção de Vídeo Mapping na fachada da Basílica Santuário, aberta ao público. Durante a projeção será anunciado o tema do Círio 2022. Em seguida, iniciará a tradicional queima de fogos, que terá a duração de cerca de 7 minutos. Os fogos serão instalados na área do estacionamento do Centro Social de Nazaré, atrás do Arraial, que será fechado ao público a partir das 20h30.

Nesta segunda (25), a partir das 7h, a Imagem Original de Nossa Senhora de Nazaré, retornará ao Glória e logo depois, o Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, presidirá a Santa Missa do Recíro, com acesso limitado ao público, no limite estabelecido pelos órgãos de segurança. Pelo segundo ano consecutivo, não acontecerá a tradicional romaria do Recírio, quando a Imagem Peregrina da Rainha da Amazônia, é conduzida à Capela do Colégio Gentil Bittencourt.

História

A primeira procissão do Recírio remonta à metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a procissão, a imagem permanece na capela do colégio e depois segue para a Basílica Santuário, onde permanece durante o ano.

Acompanhe as transmissões ao vivo:
Portal Nazaré;

Facebook;

YouTube;

Tv Nazaré: 30.1 (ou sintonia da sua região)

 

Compartilhe essa Notícia

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Leia também