Dom Vital Corbellini participa do ‘VII Círio de Nazaré’ em São Domingos do Araguaia

O município de São Domingos do Araguaia, a 57 quilômetros de Marabá (PA), realizou no domingo (03), o seu ‘VII Círio de Nazaré’, na Paróquia São Domingos de Gusmão, pertencente a Diocese de Marabá.

A procissão que saiu da Capela Nossa Senhora de Fátima, percorrendo as principais ruas do município até a igreja Matriz, contou com cerca de três mil e quinhentos fiéis que pelo caminho rezavam e entoavam hinos de louvor a Nossa Senhora.

Com o tema “Não temas em recebê-la por mãe. Maria a mãe de Jesus” (Cf At 1,14), o Círio reuniu o povo de São Domingos, Comunidades e Paróquias vizinhas, devotos e romeiros uniram-se em torno da Fé e da devoção à Mãe de Deus.

O bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini, o pároco da Paróquia São Domingos, padre Paulo Cesar, o vigário Manoel Júnior e o padre José Carlos Kammer, pároco da Paróquia Bom Jesus, em Brejo Grande do Araguaia (PA) participaram o Círio e celebraram a Missa de Encerramento presidida por Dom Vital.

Bispo da Diocese de Marabá, Dom Vital Corbellini

Nos dias que antecederam ao Círio, foi realizado um novenário que aconteceu de 24 de outubro a 2 de novembro, no início do novenário foi realizado o ‘II Círio das Crianças’. No dia 26 aconteceu a ‘I Cavalgada do Círio’; no dia 1º de novembro aconteceu uma ‘Noite Oracional’ com Salette Ferreira e Sapo, missionários da Comunidade Canção Nova.

No sábado (02) foi realizada a ‘Cerimônia de Troca do Manto’ e o translado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Igreja Matriz para a Capela Nossa Senhora de Fátima. Idealizado pelo pároco padre Paulo Cesar, o manto foi doado pela Família Almeida e confeccionado por Ângelo Costa, de Abaetetuba (PA).

O cartaz do Círio 2024 foi idealizado por Judith Geovanna coordenadora da Pastoral da Comunicação da Paróquia São Domingos de Gusmão. Na cor lilás, que simboliza a espiritualidade cristã, o cartaz contém anjos jogando pétalas de rosas. Nossa Senhora avantaja-se de todas as ordens de santidade e de virtude, pelo grande mérito de ser a mãe de deus. e assim pelo reflexo da realeza de seu filho nosso senhor jesus cristo, ela é rainha do céu e da terra, dos homens e dos anjos.

Os dois anjos jogam 43 pétalas, que representam as 43 comunidades que compõem a Paróquia de São Domingos Gusmão. Anjos adoradores, com as imagens das famílias ao fundo em posição de oração: representando o céu e a terra juntos com Nossa Senhora, rezando ao redentor, pois ele é o autor da graça e sua mãe é a despenseira e intercessora de todas as graças. Ela que é Mãe e Rainha dos homens, dos anjos, das famílias, e dos corações dos justos e pecadores.

Peanha é o pedestal onde está a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, representa os altares das casas dos fiéis católicos da Paróquia de São Domingos Gusmão, assemelhando-se as peanhas no altar da Igreja Matriz do município. O dourado e o vermelho representam a realeza e a honraria que Nossa Senhora tem, por mais que no mais simples altar das residências no município.

Na parte superior da peanha o “M” dourado com a coroa, também retrata a realeza de Nossa Senhora como Mãe e Rainha do céu e da terra, por sua maternidade divina e por fazer parte do plano salvífico de Deus Pai. Nossa Senhora foi coroada em seu coração e em seu útero, Santo Agostinho fala que antes de conceber Jesus em seu útero, pela Fé ela já havia o concebido em seu coração. No Magnificat Nossa Senhora se declara serva e viveu servido a Deus, mesmo quando seu coração foi transpassado aos pés da cruz. E foi o próprio Deus quem a fez rainha, glorificando-a e a exaltando, como fruto de sua humildade e total confiança nos planos de Deus.

As três flores-de-lis abaixo do “M” representam o bispo Diocesano Dom Vital, o pároco padre Paulo e o Vigário padre Manoel, que são os filhos prediletos de nossa senhora e que tem a missão de ensinar e ajudar o Povo-de-Deus a trilhar o caminho do céu, através das celebrações das missas, da confissão e dos sacramentos.

Na parte inferior as 10 flores de orquídeas representam as 10 pastorais e movimentos que existem na paróquia como o apostolado da oração, catequese, renovação carismática, coroinhas, mães que oram pelos filhos, terço dos homens, dízimo, pastoral da comunicação, pastoral do batismo e pastoral familiar.

A imagem de nossa senhora com o Manto do Círio de 2023 que independente de sua cor e formato sempre representam sua proteção, suas virtudes, seu amor materno, sua virgindade e o céu. Abaixo a numeração do atual círio e o tema paroquial anual ‘VII Círio de Nossa Senhora de Nazaré – Não Temas em Recebê-la por mãe. maria a mãe de jesus’ (cfat 1,14), e a e a data da realização da grande festa em honra a Nossa Mãe Santíssima Nossa Senhora de Nazaré.

Fonte: Regional Norte 2 / Por VívianMarler / Comunicação Regional Norte 2, com informações Judith Geovanna / Pascom da Paróquia São Domingos de Gusmão

Compartilhe essa Notícia

Leia também