A Paróquia São Sebastião realizou, na manhã de domingo (17), a 68ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.
Às 7h, os fiéis se concentraram na Comunidade Santo Antônio, de onde saiu a procissão com a berlinda ornamentada com flores naturais, percorrendo diversas ruas do município até chegar à igreja matriz, por volta das 9h30.
Um momento especial foi a celebração da Santa Eucaristia, realizada sob o telhado da nova igreja matriz da cidade, local onde, em 9 de novembro de 2022, foi lançada a pedra fundamental. A missa foi presidida pelo pároco Lenilson Ferreira e concelebrada pelo vigário Ronaldo Barroso. O tema da festividade, “Maria, Mãe da Esperança”, foi aprofundado durante a homilia.
Pe. Lenilson foi aplaudido ao recordar o início da construção da nova matriz e destacou que o templo só será concluído com a contribuição e participação dos fiéis. Ele também homenageou sacerdotes que o antecederam na obra, como os padres Carlos Afonso (in memoriam) e Ari Silva. O dia do Círio foi encerrado à noite, com missa e a tradicional distribuição das flores da berlinda.
A tradição foi iniciada no município de Tracuateua 1958, pelo morador Raimundo Borges após ter uma graça alcançada ao rogar pela Rainha da Amazônia.
Fonte: Diocese de Bragança / Reportagem: Jota Bahia / Fotos: Samylle Freitas, Matheus Felipe e Jota Bahia