Juventude da Arquidiocese de Belém acolhe romeiros.

Foto: Comunicação Arquidiocese de Belém.

Um verdadeiro gesto de amor e caridade, já se tornou tradição dos jovens da região Menino Deus, que integram o Setor Juventude da Arquidiocese de Belém, que por mais de cinco anos promovem a acolhida aos romeiros, ao longo da BR-316. Mesmo com o Círio 2021 com algumas restrições por conta da pandemia, a região metropolitana continua como todos os anos a receber muitos fiéis.

Desde a última quarta-feira, 06, os jovens acolhem os peregrinos que possuem como pontos de partida diversos municípios do estado, chegam caminhando ou pedalando, rumo ao Santuário da Rainha da Amazônia, para pagarem suas promessas e saudarem a Virgem de Nazaré. A ação de solidariedade possui dois postos de acolhimento, localizados no Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba e no Colégio do Carmo em Ananindeua e funcionará até as 14h, do sábado, 09.

Um dos jovens participantes deste ano, Danilo de Sousa, ex-aluno do Colégio Nossa Senhora do Carmo de Ananindeua e integrante da Paróquia Nossa Senhora das Graças, partilhou um pouco sobre a experiência em ajudar os romeiros.

“Estou participando com muita nostalgia, pois, ano passado não tivemos acolhida por conta da pandemia e este ano, estamos acolhendo, mas com várias precauções conforme a medida sanitária. A acolhida de 2019 comparada a esse ano, é bastante diferente, porém, o sentimento de ajudar o próximo são os mesmos, não tem preço, é uma coisa maravilhosa, não tem como explicar como uma pessoa consegue caminhar mais de 100 km do interior do Pará, até o centro de Belém, por simplesmente fé e devoção e presenciar isso, poder auxiliá-los, é maravilhoso!”, afirmou Danilo de 20 anos, que participa há quatro anos, desde 2017.

No local está sendo oferecido serviço, 24h por dia, além de alimentação e água, os peregrinos são recebidos com músicas e encontrarão um espaço para oração, para descansar, receber massagem, se higienizar e ainda terão acesso a cuidados médicos para seguir com o percurso em direção a Basílica de Nazaré.

Foto: Eduarda Sanches | Pascom das Graças

Ponto de Apoio e Acolhimento aos Romeiros

Local: Ginásio Poliesportivo Municipal de Marituba e o Colégio do Carmo em Ananindeua

Período: de 6 a 9 de outubro