O 32° Círio de Nazaré na cidade de Paragominas iniciou no domingo (17), às 4h com a recitação do Santo Rosário em preparação à grande procissão que se aproximava. Desde cedo, romeiros que caminharam 20 quilômetros da Paróquia de São José chegavam à Comunidade de Nossa Senhora de Nazaré para acompanhar a procissão. O Círio 2024 teve inicio com a Santa Missa presidida pelo Padre Solano Pereira, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Dom Eliseu..
A berlinda em tons de amarelo e branco, ornada por Jeane Dalmaso destacou a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em meio à multidão. Em um percurso de seis quilômetros, os devotos puderam caminhar com a Virgem de Nazaré e agradecer as graças alcançadas.
Um símbolo tradicional do Círio chamou a atenção dos que acompanhavam a procissão: a corda. Vinda de Sobral-, no Ceará, a corda deste ano ganhou extensão e agora tem 400metros, mesmo assim, a disputa para ir junto a corda não diminuiu.
O trajeto foi concluído em cerca de duas horas e meia e aproximadamente 70 mil pessoas participaram da procissão, com chegada na Praça Célio Miranda, onde aconteceu a Santa Missa, presidida pelo Bispo Emérito, Dom Jesus Maria. Em sua homilia, Dom Jesus refletiu sobre o exercício da fé
“A fé é uma questão de exercício, questão de renovar em nós o desejo não apenas de crer, mas de amar a Deus”, destacou o Bispo Emérito.
Além da procissão do Círio de Nazaré, Paragominas teve outras manifestações durante a semana que antecedeu a festividade religiosa.
MOTO ROMARIA
Na noite de quarta (13), foi a vez dos motociclistas homenagearem a Virgem de Nazaré pelas ruas município de Paragominas, sudeste do estado. Saindo da Praça Célio Miranda, os motoqueiros fizeram um percurso de aproximadamente 30 quilômetros até a Paróquia de São José, no bairro Nagibão. Na chegada, a Santa Missa foi presidida pelo Padre Juracyr, onde em sua homilia refletiu sobre o nosso compromisso enquanto cristãos e devotos de Nossa Senhora.
“Toda essa caminhada, toda essa devoção deve nos levar a um compromisso de fé, não tem sentido caminhar atrás de Nossa Senhora se não continuar indo a igreja, se não continuar rezando o terço, se não continuar contribuindo, colaborando e vivendo a penitência, a confissão e os sacramentos”, destacou PadreJuracyr.
ROMARIA DA JUVENTUDE
Na terceira noite de programações oficiais do 32° Círio de Paragominas, a juventude católica se reuniu para louvar e agradecer a poderosa intercessão de Nossa Senhora de Nazaré. Antes de saírem em procissão, os jovens participaram da Santa Eucaristia, presidida pelo Padre José de Arimatéia, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Ourém. Em sua reflexão, o sacerdote reforçou a importância do serviço a Cristo.
“Estamos sendo instrumento de evangelização, de levar o outro a Jesus, e de ser escravo de Jesus. E servir a igreja com a minha juventude para a salvação do outro?”
Após a Missa, centenas de jovens saíram em procissão pelas ruas de Paragominas em um percurso de aproximadamente cinco quilômetros, onde com alegria louvaram a Virgem Maria. Ao retornarem a Praça Célio Miranda, houve show do DJ Moisés, o DJ Católico.
CARREATA DO CÍRIO
A tradicional carreata do Círio aconteceu na noite de sexta-feira (15). Saindo da Comunidade de São Cristóvão, a carreata teve seu percurso alterado este ano, a fim de contemplar novas comunidades com a passagem da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. A longa fila de carros, motos, bicicletas e até mesmo corredores se estendeu por quilômetros até a chegada no Lago Verde, onde aconteceu a Santa Missa presidida pelo Padre Gustavo Teixeira, pároco da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, em Paragominas.
Em sua homilia, Padre Gustavo destacou o convite de Nossa Senhora:
“A guardar em nosso coração aquilo que verdadeiramente vale a pena, que é Jesus, a vida em Jesus, a vida de Cristo. É o que precisamos fazer e acolher a exemplo de Nossa Senhora”, refletiu padre Gustavo.
ROMARIA DA ACESSIBILIDADE
Aconteceu na manhã do sábado (16) a novidade da programação do Círio de Paragominas deste ano: a Romaria da Acessibilidade. Com o objetivo de promover a inclusão no Círio, a Romaria da Acessibilidade contou com a participação de crianças com necessidades especiais, e a comunidade das mães de crianças autistas, que percorreram pouco mais de um quilômetro do Lago Verde à Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus. Durante o caminho, os devotos refletiram sobre como o amor de Jesus e Maria é incondicional e não vê diferenças entre seus filhos.
TRASLADAÇÃO
A noite do sábado foi tomada pela procissão noturna que iluminou as ruas da cidade. Com um percurso de aproximadamente seis quilômetros, a trasladação saiu da Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus e durante o caminho recebe as homenagens de seus devotos até chegar a Comunidade de Nossa Senhora de Nazaré, onde passa a noite recebendo as orações dos fiéis.
Todas essas manifestações culminaram no grande dia do 32° Círio de Nossa Senhora de Nazaré em Paragominas.
Texto: Kevilly Albuquerque
Fotos: Alessandra Vieira – @alevieiraa__ | Ana Vitória Lira – @ana_liravit | Keterlli Oliveira – @keti.olivi | Raquel Passabom – @raqpassabom | Larissa Silva – @larissa_silvasena | Maik Recoliano – @maikrecoliano / Pascom Santa Teresinha
Laura Carneiro – @laura_carneiro_121 | Raryka Jamilly dos santos Lima – @raryka_ | Andreza Soares de Jesus – @dreza.sj/ Pascom Paroquia São José