Em missa presidida pelo Padre Aldeci de Moraes, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, do município de Rondon do Pará, aconteceu a apresentação do manto do Círio 2024 de Paragominas.
Em sua homilia, Padre Aldeci destacou que ‘devemos olhar para além das dificuldades da vida, devemos ver a marca de Deus em cada detalhe’.
“É preciso ter olhos da fé para ver o bem e a marca de Deus em todas as coisas. Assim, já na terra começaremos e viveremos a experimentar as bonanças, o gosto, a bênção e a luz da eternidade em nossas corações.”, refletiu o padre.
Sobre o Manto:
A doação do manto surgiu como forma de agradecimento pela poderosa intercessão de Maria. Este ano, Iasmin Salvador foi a doadora do manto, como forma de honrar Nossa Senhora por uma graça recebida. A confecção do manto durou cerca de oito meses e foi produzido pelas mãos do estilista Luiz Ianger, em Belém do Pará, pelo segundo ano consecutivo.
Simbologia do Manto
- A cor rosa remete à saúde da mulher, área em que Iasmin está se especializando, além disso, está diretamente ligada à graça alcançada;
- Os dois corações na parte anterior do manto fazem referência ao tema do Círio 2024 “Maria, Mãe e Mestra da oração”, simbolizam Maria recebendo as orações do seu povo em seu coração;
- Os galhos verdes em volta significam que Maria é Mãe e Rainha da Amazônia, remetendo a natureza;
- O Imaculado Coração de Maria na parte de trás remete também ao Sagrado Coração de Jesus, que representam o amor de Jesus e Maria pela humanidade.
A programação do 32° Círio de Paragominas segue durante toda a semana com romarias e homenagens a Virgem de Nazaré.
Texto: Kevilly Albuquerque / com Carlos Eduardo e Alessandra Vieira (Pascom Santa Teresinha) / Edvaldo Machado