Mensagem do Papa Francisco para o Círio 2021

Foto: Vatican News

Sua Santidade o Papa Francisco enviou, por meio de sua tradicional mensagem, uma calorosa saudação aos fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré, para toda Arquidiocese de Belém, bem como devotos de outras partes do Brasil que participam, mesmo que de forma adaptada, da 229ª edição do Círio de Nazaré, que acontecerá na próxima semana.

O Papa compartilhou da dor em que ainda vivemos neste ano, que impede a realização do Círio em formato tradicional, devido a pandemia e as imposições dos órgãos de segurança e saúde: “Ainda este ano, devido às medidas de segurança sanitária, não será possível realizar a tradicional romaria. Entretanto, para que este contratempo não seja motivo que impeça-nos de elevarmos aos Céus, à nossa Virgem Mãe Amorosa, a mais sincera e profunda expressão de nossa devoção…”.

Por fim, o Santo Padre manifestou sua Bênção Apostólica e se despede pedindo aos fiéis que não deixem de rezar por ele.

Veja a mensagem na íntegra:

Excelentíssimo e Reverendíssimo

Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém do Pará

Sua Santidade envia uma cordial saudação a todos os fiéis devotos de Nossa Senhora de Nazaré que, como anualmente fazem no segundo Domingo de Outubro, recorrem à Santa Mãe de Deus com filial afeto e plena confiança, colocando-se sob o maternal amparo da Senhora da Berlinda. Ainda este ano, devido às medidas de segurança sanitária, não será possível realizar a tradicional romaria. Entretanto, para que este contratempo não seja motivo que impeça-nos de elevarmos aos Céus, à nossa Virgem Mãe Amorosa, a mais sincera e profunda expressão de nossa devoção, o Santo Padre exorta a todas as famílias que vivenciem estes dias festivos especialmente através da meditação atenta da Palavra de Deus e da oração do Santo Rosário, pois “a contemplação do rosto de Cristo, juntamente com o coração de Maria, nossa Mãe, tornar-nos-á ainda mais unidos como família espiritual e ajudar-nos-á a superar esta prova” (Carta a todos os féis para o mês de maio de 2020). Neste sentido, o Papa Francisco se associa de bom grado às manifestações religiosas do povo paraense e brasileiro em homenagem à Rainha da Amazônia, implorando, por Sua intercessão, abundantes graças e favores celestiais sobre todos os devotos que buscam interiorizar cada vez mais “o Evangelho da Família na Casa de Maria”. E, para confirmar tais intenções, o Santo Padre lhes concede a Bênção Apostólica, ao mesmo tempo que pede, por favor, que não deixem de rezar por ele.

Unindo-me aos votos do Santo Padre e assegurando minhas orações, envio-lhe cordiais saudações.

Cardeal Pietro Parolin,

Secretário de Estado, Santa Sé.

Fonte: Arquidiocese de Belém