Missa oficializa a abertura do Círio 2021

Foto: Luiz Estumano.

Na noite desta terça-feira, 05, realizou-se a Abertura Oficial da 229.ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, com a Santa Missa, na Basílica Santuário, presidida pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro. A Celebração ocorreu seguindo os protocolos de distanciamento social que norteiam a edição do Círio de Nazaré desde o ano passado, com a capacidade limitada de fiéis, onde entraram apenas quem tomou às duas doses da vacina contra a Covid-19.

O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, participou da cerimônia eucarística e no início deu as Boas-vindas aos fiéis e partilhou a felicidade de estar presente.

“É com grande alegria que pela primeira vez depois desse período mais exigente de tratamento, posso estar aqui em público, com todos vocês. Estamos debaixo do olhar materno de Nossa Senhora de Nazaré e queremos deixar conduzir pela sua oração e pelo seu exemplo”, disse Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

Em seguida, o bispo auxiliar de Belém, Dom Antônio de Assis Ribeiro seguiu conduzindo a celebração, onde na homilia refletiu sobre o porquê do Círio.

“Celebramos o Círio, devido à Páscoa, queremos revitalizar a nossa fé, esperança e o nosso compromisso com um mundo melhor, queremos renovar a nossa paixão pelo Ressuscitado, por isso, celebramos o Círio de Nazaré, mas também para admirar as belezas e os mistérios de Deus no coração de Maria. Não haveria celebração do Círio, sem lembrar as maravilhas de Deus na vida de Maria”.

Dom Antônio ainda meditou sobre o significado do tema da maior procissão católica do mundo.

“A palavra Evangelho, quer dizer boa notícia, boa nova, sendo ‘Deus amou tanto o mundo que enviou o seu filho único para que todo aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna’, essa é a maior mensagem, o evangelho é Jesus, a boa notícia que alegra, reaviva os corações que educa, que converte e nos enche de esperança. A maior boa notícia das famílias é a presença de Deus, na casa de Maria havia a boa nova, na casa de Maria estava Jesus, onde fez a diferença e a plena transformação na vida de Nossa Senhora e São José. Caríssimos irmãos e irmãs, neste círio somos chamados a renovar a nossa paixão a boa notícia na família e a fonte da boa nova é a beleza da fé e quem tem fé, tem Jesus. O círio deste ano nos convida a evangelizar as famílias para elas poderem ser agencias promotoras de boas notícias”, finalizou o Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro.

Ao final da missa, a corda recebeu as bênçãos do Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e pelas mãos do Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, foram distribuídas aos representantes das oito regiões episcopais, para serem partilhadas às 98 paróquias que compõem a Arquidiocese de Belém, com intuito de aproximar ainda mais os fiéis.

Foto: Luiz Estumano.

Em seguida, a Diretoria da Festa, o Clero e convidados se posicionaram na calçada em frente à Basílica de Nazaré e prestigiaram o momento em que as luzes dos tradicionais arcos, da fachada da Igreja e Praça Santuário de Nazaré foram acesas. Deste modo, foi aberto oficialmente a festividade nazarena de 2021.

Foto: Luiz Estumano.

Ainda na noite desta terça (05), o Arcebispo Dom Alberto Taveira Corrêa, lançou o livro “Conversa com Nossa Senhora”, o segundo da coleção “Aos pés do Senhor”, com edição da Editora Sementes do Verbo e comentou sobre o lançamento.

“Caríssimos, Deus tem me dado a graça durante esses anos de escrever algo que possa servir para o crescimento da vida da fé do nosso povo e com a colaboração da Comunidade Sementes do Verbo, nós já estamos no terceiro livro publicado. Este livro são só conversas com Nossa Senhora, este livro que todos poderão adquirir serve para meditação a respeito da Virgem Maria”, pontoou Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém.

Foto: Luiz Estumano.

Para finalizar a noite de abertura, aconteceu o concerto musical com a Amazônia Jazz Band, na Concha Acústica da Praça e a premiação dos vencedores do XXVII Concurso de Redação do Círio.