Neste momento de Círio de Nossa Senhora de Nazaré, quando Belém recebe milhares de visitantes do Brasil e do mundo, que vêm à capital não apenas para conhecer as manifestações religiosas que envolvem o período, mas também para desfrutar da cultura, gastronomia, urbanismo e outros aspectos da cidade, é fundamental a existência de espaços propícios e adequados às diferentes propostas de lazer e entretenimento.
O Porto Futuro, que reúne o Museu das Amazônias; o Armazém da Gastronomia; o Parque de Bioeconomia e a Caixa Cultural; e o Parque Linear da Nova Doca estão entre as recentes entregas do governo do Estado em Belém, as quais se configuram como novas opções de lazer para que a população aproveite, sobretudo, durante este período do ano.
Somente no primeiro final de semana de funcionamento, mais de 6,5 mil pessoas visitaram o Museu das Amazônias, que conta com duas exposições em cartaz: “Amazônia”, do fotógrafo Sebastião Salgado, que reúne imagens captadas em expedições pela região, sobre a grandiosidade e a força dos povos originários; e “Ajurí”, mostra coletiva criada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Nos próximos dias, até sexta-feira (10), o museu funcionará em horário especial, a partir das 9h até as 20h. No sábado (11), o funcionamento será de 12h até as 16h, e no domingo (12), das 14h às 20h. Na segunda-feira (13), o museu estará fechado. A entrada é gratuita.
O galpão 4 do Porto Futuro, onde funciona o Armazém da Gastronomia, reúne 15 empreendimentos locais de operações de comidas rápidas, oferecendo uma experiência diversificada que destaca os sabores da região. O novo espaço representa um marco para a valorização da gastronomia, cultura e da economia paraense.
O governador do Estado, Helder Barbalho, ressalta que esses espaços são importantes para geração de emprego e renda, garantindo acesso da população aos equipamentos culturais. “Em um estado tão grande como o Pará, muitas das vezes as pessoas têm dificuldade de conseguir viver todas as experiências da gastronomia oferecidas aqui. Com o Armazém, em um único local, o visitante poderá ter a experiência da culinária paraense como um todo, que é a melhor do Brasil e do mundo”, destaca.
A primeira unidade da Caixa Cultural na região Norte do Brasil está localizada no Porto Futuro. O novo espaço conta com um teatro com capacidade para 280 pessoas, três galerias expositivas e salas para oficinas, consolidando-se como um importante centro de arte e cultura amazônica. Duas exposições marcam a abertura: ‘Espíritos da Floresta’, que apresenta obras do coletivo indígena MAHKU (Movimento dos Artistas HuniKuin), sob curadoria de Aline Ambrósio e ‘Paisagens em Suspensão’, que reúne 50 obras oriundas dos acervos do Museu Nacional de Belas Artes e dos Museus Castro Maia.
Nova Doca – Aberto ao público na última sexta-feira (3), o Parque Linear da Nova Doca, localizado na Avenida Visconde de Souza Franco, no bairro do Reduto, em Belém, oferece ambientes de lazer, prática esportiva, convivência social e contato com a natureza. O espaço reúne infraestrutura diversificada, incluindo ciclovia, jardins, áreas para piqueniques e eventos, parques infantis com brinquedos acessíveis, academia ao ar livre, quadras de basquete, quiosques com banheiros, bicicletário, redário, espaço pet, iluminação em LED e equipamentos de sustentabilidade, como placas solares para geração de energia limpa.
A analista de comunicação KarinneHomci foi conhecer o local no final de semana e aprovou o novo espaço. “Belém estava precisando de um lugar assim, de lazer, ao ar livre. Vimos muitas famílias, com crianças, brincando por lá, o que é importante tanto para os moradores, como para os turistas, todos poderão usufruir. As pessoas que vêm para o Círio já terão oportunidade de curtir a nova Doca e devem aproveitar”, diz.
Horário especial – Em razão do Círio, a Estação das Docas, o Mangal das Garças e o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, administrados pela Organização Social Pará 2000, terão horários de funcionamento alterados de forma temporária. O Mangal e o Memorial Amazônico da Navegação, que normalmente funciona de terça a domingo, das 8 às 18h, fechando às segundas para manutenção, funcionará no sábado (11) de 8h às 16h; no domingo (12) de 11h às 18h e na segunda (13) de 8h às 18h.
A Estação das Docas e o Memorial do Porto são abertos diariamente, de domingo a quinta, das 10h à meia-noite, e, nas sextas e sábados, das 10h à 1h. No período do Círio, funcionarão no sábado de 6h às 15h; no domingo (12) de 11h30 à meia-noite e na segunda de 10h à meia-noite. Já o Parque do Utinga e o Memorial Verônica Tembé, que, habitualmente, funcionam de quarta a segunda, das 6h às 17h, com fechamento às terças para manutenção, no período do Círio, terão alterações: fecharão no domingo (12) e funcionarão, excepcionalmente, na próxima terça (14), de 6h às 17h.
São José Liberto – Neste círio, o Espaço São José Liberto (ESJL) e o Museu de Gemas do Pará, localizado na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, estará fechado ao público no domingo (12). No sábado (11), funcionará normalmente, das 10h às 14h. Excepcionalmente, o espaço abrirá na segunda-feira (13) também das 10h às 18h.
Museus e memoriais – A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) informa que os espaços estarão abertos no sábado (11), das 9h às 14h, e fechados no domingo (12). No caso do Museu do Estado do Pará, apenas a capela estará aberta à visitação. A Estação Cultural de Icoaraci também funcionará no mesmo horário. Na segunda-feira (13), todos os espaços estarão fechados para manutenção.
O Parque da Residência funcionará sábado e domingo, das 9h às 17h, e fecha na segunda-feira (13). O Parque Urbano Belém Porto Futuro funciona normalmente, das 6h às 22h, com entrada até às 21h30. Já o Parque Cemitério da Soledade abre no sábado (11), das 9h às 14h, e permanece fechado no domingo (12) e na segunda-feira (13).
Fonte: Agência Pará / Por Giovanna Abreu /
Foto: Pedro Guerreiro(SECOM)