A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré esteve dias 12 e 13, participando do Círio de Portel, na Ilha do Marajó. Todos os anos a procissão reúne uma multidão de fiéis. Em 2022, conforme a organização, entre cinco e oito mil pessoas participaram da edição de número 125.
Neste ano, o tema da romaria é “Mãe, Eis aí os Vossos Filhos”.
Além dos devotos da cidade, o Círio também reúne inúmeros romeiros vindos da zona rural e de outros municípios do Marajó, como Breves, Melgaço e Bagre e, também, de Macapá, no Amapá.
A festa resgata e preserva o legado da presença da igreja católica em Portel. A celebração do Círio começou na Capela de Nossa Senhora de Nazaré, mais tarde demolida e construída no terreno do atual prédio da Prefeitura. Desde 1967 as celebrações do Círio acontecem na atual Igreja Matriz.
A programação começou sábado, dia 12, às 15h, com a chegada da Imagem no aeroporto de Portel. Às 19h iniciou a tradicional Trasladação, com saída da Igreja Matriz e chegada na Igreja do Divino Espírito Santo. No domingo, dia 13, a procissão do Círio iniciou às 7h, com missa de encerramento às 11h, na Igreja Matriz. Às 12h a Imagem retornou para Belém.
“Em mais um ano participaremos desta grande festa de evangelização na ilha do Marajó, levando a fé católica e a devoção a Nossa Senhora de Nazaré para todo o estado. Esta é a nossa missão”, observa Jorge Rezende, diretor de evangelização e responsável pela agenda de visitas da Imagem Peregrina.