Primeira Romaria da Acessibilidade será realizada no dia 21

Lucas Mateus / Pascom Arquidiocesana

 

A 14° procissão oficial do Círio de Nazaré acontecerá dia 21 de outubro, às 8h. Ela será a oportunidade para as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida também possam ira às ruas de Belém homenagear Nossa Senhora.

A procissão será a primeira Romaria da Acessibilidade, realizada para que as pessoas com alguma limitação possam manifestar sua devoção a Nossa Senhora de Nazaré, de acordo com as especificidades que a pessoa com deficiência vive no seu dia a dia, e por diversas razões, não participam da grande romaria do Círio de Nazaré.

Foram as limitações desses devotos que impulsionaram a Diretoria da Festa com a anuência da Arquidiocese de Belém que definiram a criação de mais esta romaria da quadra nazarena da festividade.

Assim, a Romaria da Acessibilidade é incluídaentre as romarias oficiais do Círio de Nazaré, a exemplo da procissão dos carros, criada em 2022.
A Diretoria da Festa de Nossa Senhora de Nazaré decidiu incluir a Romaria da Acessibilidade, acolhendo pedido de grupos de pessoas com necessidades especiais, representadas por instituições ligadas a esse público.

A Romaria da Acessibilidade terá um percurso especial e curto, contando com a imagem Peregrina de Nossa Senhora.

A procissão terá duração de 1h30. saindo da Basílica Santuário de Nazaré e percorrerá o seguinte trajeto: avenida Generalíssimo Deodoro, avenida Braz de Aguiar, travessa Quintino Bocaiuva e avenida Nazaré, rumo à Basílica.

A programação incluirá pessoas portadoras de necessidades especiais, crianças com autismo e pessoas que possuem qualquer enfermidade. O objetivo da Arquidiocese de Belém é fazer com que a Festa de Nazaré torne-se também meio de inclusão social.

Compartilhe essa Notícia

Leia também