Procissão da Festa neste domingo

Reúne instituições e voluntários em agradecimento pelo Círio 2025

Realizada há mais de 100 anos, a Diretoria da Festa faz um convite especial para participação de todas as instituições que contribuíram para a realização do Círio.
Realizada há mais de 100 anos, a Diretoria da Festa faz um convite especial para participação de todas as instituições que contribuíram para a realização do Círio.

Neste domingo, dia 26, a partir das 8h, acontece a Procissão da Festa, a terceira mais antiga das romarias do Círio de Nazaré e a penúltima da quadra nazarena. A expectativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN) é reunir cerca de 3 mil fiéis nesta caminhada, que tradicionalmente possui um percurso diferente a cada ano, assim como a Romaria da Juventude.

“A Procissão da Festa é, acima de tudo, um momento de gratidão. É quando aqueles que serviram com tanto amor e dedicação durante todo o Círio têm a oportunidade de caminhar com Maria, agora não a trabalho, mas em oração e agradecimento”, afirma Mário Tuma Jr., diretor de procissões.

Em 2025, a procissão sairá da Capela São Brás, localizada na Passagem Tapajós, nº 67. O trajeto seguirá pelas avenidas Governador José Malcher, Generalíssimo Deodoro e Nazaré, até a Praça Santuário. A caminhada terá aproximadamente 1,6 km de extensão e 1h30 de duração.

Realizada há mais de 110 anos, a procissão originalmente saía do interior da Basílica Santuário, em um período em que ainda não existia a Praça Santuário. A Imagem Peregrina será conduzida no carro berlinda, com decoração assinada por Paulo Morelli. A missa que antecede a saída será celebrada por Dom Paulo Andreoli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém.

Um pouco de história

Não há registro exato sobre o ano da primeira Procissão da Festa, mas há menções históricas datadas de 1881, ou seja, 24 anos antes de os Padres Barnabitas assumirem a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro, em 1905.

A procissão era realizada à tarde até 1953, quando uma forte chuva levou a mudança para o período da manhã — prática mantida desde então. Em 2000, o evento coincidiu com o Jubileu de Ordenação de Dom Vicente Zico, então Arcebispo Metropolitano de Belém. Na ocasião, a procissão saiu da Praça Santuário em direção à Catedral, onde foi celebrada uma missa solene.

No ano seguinte, 2001, o percurso foi ampliado para contemplar todas as comunidades que integram a Paróquia de Nazaré, totalizando 4,3 km de caminhada de fé e gratidão.

 

O Círio 2025

 O Círio de Nazaré é uma realização da Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Diretoria da Festa de Nazaré, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Belém.

Texto e fotos: Rosana Pinto – Ascom DFN

Compartilhe essa Notícia

Leia também