
“Queridos jovens, ide com confiança ao encontro de Jesus, não tenhais medo de falar d’Ele! Porque Cristo é a resposta verdadeira para todas as perguntas sobre o homem e sobre o seu destino” (São João Paulo II, 2003)
As homenagens a Nossa Senhora de Nazaré não ficam restritas somente à procissão do Círio, ao longo do mês de Outubro, acontecem quatorze procissões pelas ruas de Belém. Uma delas é a Romaria da Juventude, que é composta pelos jovens das paróquias e comunidades da Arquidiocese de Belém.
No sábado (14) foi a vez da juventude homenagear a Rainha da Amazônia, com o lema: “Unidos a Maria, sinal de esperança, somos o futuro da Igreja”, a procissão saiu com um trio elétrico animando e auxiliando a romaria dos jovens.
A programação foi criada em 1994, pelo Padre Barnabita Manoel Balbino e instituída por Dom Vicente Zico em 2000. Na época, a romaria era conhecida como Círio Jovem e era realizada somente pelos jovens da Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré do Desterro. No ano seguinte, a juventude passou a convidar jovens de outras paróquias para participarem da procissão.
Cada ano uma paróquia é escolhida para ser o ponto de partida do cortejo. Neste ano de 2023, a escolhida foi a Paróquia São João Paulo II, no bairro de Souza. A jovem paróquia fundada em 2013 fez 10 anos de existência no dia 24 de junho, e foi a primeira paróquia dedicada ao Santo no Brasil. A pedra fundamental da igreja foi implementada dois anos antes, em 2011, recebeu a primeira missa em honra ao, na época, beato João Paulo II. Um ano após a sua criação, Papa Francisco canonizou João Paulo II e o proclamou santo.
O Pároco da paróquia São João Paulo II, Padre Paulo Oliveira, falou sobre a Romaria da Juventude 2023.
“ com essa romaria, de modo muito especial, coroamos de fato os 10 anos da nossa Paróquia. São João Paulo II é o padroeiro da juventude, é o ano de Jornada Mundial da Juventude, então para nós é uma alegria imensa podermos vivenciar este momento e ver que de fato foi algo realizado pela intercessão de nosso padroeiro.” Comemorou ele.
São João Paulo II era um sacerdote muito ligado à juventude, deixando diversos ensinamentos aos jovens, por isso a Romaria da Juventude deste ano é marcada por esse chamado. “Todo encontro entre os jovens católicos e outros jovens cristãos deve ser uma ocasião para descobrirem juntos, ainda mais plenamente, as riquezas da mensagem evangélica da vida e do amor”, disse o santo em uma acolhida em Denver, no ano de 1993.
Ademais, no dia 22 de outubro, dia em que iniciou o seu pontificado, o santo que é considerado o Papa da juventude, é celebrado pela igreja. São João Paulo II é santo de hoje, pois viveu neste século, na época desta juventude, falava com os jovens e para os jovens.
A Jornada Mundial da Juventude nasceu por causa de São João Paulo II, pois em 1984, depois do Ano Santo o então Papa disse: “Queridos jovens, ao final do Ano Santo, confio a vocês o sinal deste Ano Jubilar: a Cruz de Cristo! Levem-na ao mundo, como sinal do amor do Senhor Jesus pela humanidade e anunciem a todos, que somente em Cristo morto e ressuscitado há salvação e redenção”.
E no ano seguinte, em 1985, mais de 300 mil jovens se reuniram na Praça São Pedro. Eram jovens dos cinco continentes com a “cruz do ano santo” para participar do Ano Internacional da Juventude. Desde este dia, a Jornada Mundial da Juventude passou a ser celebrada.
Por isso, temos mais uma particularidade da Romaria da Juventude que é a Cruz Missionária, que tem aproximadamente 4 metros, o objeto sagrado é levado por todas as paróquias participantes, em esquema de revezamento.